TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ética e Moral

Por:   •  11/6/2017  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

 

Semeando Transformação

 È importante estudar ética e moral, pois as questões éticas perpassam  os aspectos da vida familiar, social, profissional e acadêmica dos seres humanos. Também por conta do aumento da competitividade e do individualismo no modelo econômico vigente no Brasil,  onde o jeitinho brasileiro ainda faz parte do cotidiano de muitos. E também por conta da crise no cenário politico atual que é permeado por diversas fraudes e corrupções, e também pela crise de valores para fortalecer a ética no setor público.  Ética e moral, apesar de se serem duas coisas diferentes, podem ser facilmente confundidas no dia a dia. Deparamo-nos diariamente com questões que envolvem a ética, tais como: É ético colar na prova e tirar nota boa ou assumir que não estudamos e ter assim uma nota ruim e arriscar perder o ano? Seria correto um pai de família que está passando por necessidades, aceitar um emprego desonesto?  Essas questões de um modo geral fazem parte de nossas vidas.

A ética estuda os fenômenos morais, históricos e os códigos de normas que regulam as relações e condutas dos agentes sociais. Em outras palavras, a ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. Seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores. Se nós não tivéssemos esses valores a vida em sociedade se tornaria impossível, estabelecendo-se o caos. Como podemos ver a ética estuda os princípios morais, mas então o que seria moral?

Para o autor a moral é o conjunto de regras que regulam as relações entre as pessoas de uma sociedade, na busca pelo bem comum, felicidade e justiça. Essas regras são adquiridas pela educação, tradição e cotidiano e orientam os indivíduos nas suas ações e julgamentos, sobre o que é certo ou errado, bom ou mau. A moral não é inata inerente ao homem e sim fruto de uma consciência coletiva. A moral nasceu  nas sociedades primitivas quando o Homem passou a viver em agrupamentos , já a ética nasceu com Sócrates, com a capacidade intelectual de investigação e reflexão sobre os costumes morais, fazendo com que as atitudes do homem não se dessem apenas por costume, tradição ou hábito e sim por convicção e inteligência. Enquanto a ética é reflexiva a moral é prática. Enquanto a ética tende a se universalizar a moral é relativa, pois pode variar de acordo com o tempo e com as sociedades.

Aqui o autor informa que  princípios éticos  baseiam-se na obrigatoriedade, podendo até acarretar sanções penais quando não cumpridas, enquanto a moral quando não observada o máximo que ocorrerá será uma desaprovação social. Um exemplo bem próximo disso é a declaração dos direitos humanos de 1948. Então torna-se fácil entender que uma coisas que era considerada moral por uma sociedade em uma época pode deixar de ser com o passar do tempo, mas a ética é permanente.

Analisando os tipos de ética pessoal , de grupo e profissional, o autor afirma que ética pessoal, consiste nos princípios que norteiam a vida do cidadão, já a ética de grupo baseia-se no comportamento que o indivíduo tem dentro de um grupo ou organização, tais como linguagem e ritual adotado pelo grupo. Aqui o autor observa que pode haver um conflito entre a ética pessoal e a de grupo, cabendo ao individuo decidir qual irá seguir. Já na ética profissional o autor  salienta que são normas codificadas de comportamento que os  integrantes de uma determinada profissão, como exemplo médicos, advogados, militares etc...expressando os princípios que devem ser respeitados.

Ter ética profissional é cumprir todas as atividades de sua profissão. Isso se aplica também no serviço público devendo seguir  os princípios determinados pela lei, pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho .O autor destaca a importância de o servidor observar esses preceitos para preservar a integridade e imagem da instituição em que trabalha, construindo um bem estar no contexto sociocultural em que está inserido. O autor também destaca a importância do servidor público observar o código de ética Profissional do Servidor Público Civil. Pois afinal de contas o servidor lida com a coisa pública, devendo ter zelo, agindo na busca do bem comum. O servidor também deve observar a moral da integridade, agindo com honestidade, lealdade, idoneidade, decoro, decência, lisura, confiabilidade, respeito, entre outras . O servidor deve evitar o oportunismo , não deve ser egoísta, querendo levar vantagem em tudo, dar o famoso jeitinho, evitando assim agir em favor de si próprio esquecendo que sua função é servir a sociedade. Enquanto servidores públicos, as ações devem estar respaldadas necessariamente na moral da integridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com