TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Referente Questão Proposta Relacionando Maquiavel e Hobbes

Por:   •  4/4/2017  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta referente questão proposta relacionando Maquiavel e Hobbes:

Ao se referir a política e filosofia anteriores a Maquiavel, pode-se afirmar que, por exemplo, os sofistas acreditavam que a concepção de excelência humana, era associada ao desenvolvimento das qualidades políticas dos cidadãos. Com a postura socrática a filosofia deve proporcionar ao homem a felicidade em sua existência. 

 Já Platão relaciona a política e a ética, uma vez que os sábios conhecem o certo e o errado, e a finalidade da política é o bem comum. 

 E por fim para Agostinho a política é tratada com um domínio sobre o poder de uns acima dos outros. E esse domínio se dá pelo Estado, o qual é utilizado pelo Criador para impor limites aos homens.

 Devido a isso que se deve a originalidade da política de Maquiavel que separou a política da ética, e também dissociou a política e a igreja. Rompendo com a política idealizada e mostrando como ela realmente é. A sua finalidade deixa de ser o bem comum e passa a ser a permanência do governante no poder.

 Para Maquiavel o homem é naturalmente egoísta, dissimulado e interesseiro. Portanto um governante além de ser amado, deve ser temido pelos súditos. Uma vez que tudo não passa de um jogo de interesses.

O Príncipe virtuoso é aquele que tem o conhecimento para lidar com as mais diversas situações, sendo bondoso e também cruel. Usando seus instintos de animais como a força e a astúcia, com o objetivo de permanência no poder.

 Apesar de não estar incluso nos preceitos morais e éticos da sociedade, diante de seu povo o Príncipe deve parecer bom, generoso e justo para obter sucesso em seu governo.

Segundo Hobbes no estado da natureza os homens não conhecem os conceitos morais de bem e mal, sendo assim são motivados apenas por suas vontades. O conceito de bom é o que lhe traz prazer e o mal é associada a repulsa.

Partindo disso vê-se a constante possibilidade de conflitos, pois o único que poderia impedir o homem de buscar o que quer, é o próprio homem. Baseado nisso Hobbes diz “O homem é o lobo do próprio homem”.

Para evitar essa guerra de todos contra todos que seria o estado de natureza, é firmado um contrato que dá o poder a uma pessoa ou instituição, que será chamado de Estado, o qual em troca deve garantir paz e segurança. Ou seja, abdica-se da liberdade, pela segurança.

 Esse indivíduo da sociedade natural que se deixa levar pelo prazer e repulsa, tem as características propostas por Maquiavel. Os quais apenas o interesse pessoal de cada homem é o que o motivará em suas ações.

Porém com a instauração do contrato social há agora o Estado para impedir que os preceitos morais sejam quebrados, eliminando a guerra que reinaria no Estado da natureza.

 Portanto tanto Maquiavel, quanto Hobbes deixam claro que é necessário um Estado forte, para que não aja o caos. E o povo deve submeter-se a esse Estado, que por Hobbes é chamado de Leviatã e por Maquiavel é retratado na figura do Príncipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com