TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Filosofia

Por:   •  12/11/2014  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  1.181 Visualizações

Página 1 de 7

Questões da Página 41

1. Que quer dizer philosofia? A quem se atribuiu a invenção dessa palavra?

Significa “Amor á sabedoria” ou “Amizade pelo saber”. Atribui-se a Pitágoras.

2. O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos?

Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais e financeiros; também não é movido pelo desejo de competir; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, afinal, pelo desejo de saber.

3. O que levou alguns gregos a se aproximarem da filosofia?

A admiração pela realidade, a insatisfação com as explicações e tradições levaram alguns gregos a se aproximarem da filosofia, fazendo perguntas pra descobrir a verdade das coisas.

4. Enumere os principais traços da filosofia nascente:

Tendência racional: a razão humana ou o pensamento é a condição de todo o conhecimento verdadeiro.

Recusa de explicações preestabelecidas: procura de explicações racionais e soluções para fatos e problemas. Tendência à argumentação e ao debate: respostas conclusivas às questões, dificuldades e problemas. Capacidade de generalização: demonstrar que uma explicação serve para muitas coisas diferentes ou para fatos diferentes. Capacidade de diferenciação: é a capacidade racional para compreender..

Capacidade de generalização: demonstrar que uma explicação serve para muitas coisas diferentes ou para fatos diferentes. Capacidade de diferenciação: é a capacidade racional para compreender que fatos ou coisas podem ser semelhantes ou diferentes e com isso fazer uma análise.

5.Que é a tendência à racionalidade?

A razão humana ou o pensamento é todo conhecimento verdadeiro, assim a razão ou pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações.

6. Que é síntese? E análise?

Síntese é a capacidade de generalização, reunião ou fusão de varias coisas numa união intima para formar um todo. Análise é a capacidade racional para compreender diferenças onde parece haver semelhanças; ação de desligar e separar as coisas em partes.

7. Qual é a noção de conhecimento verdadeiro trazida pela Filosofia nascente?

O conhecimento verdadeiro encontra as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e demonstra sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais.

8. Que significa afirmar que “a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais”?

Somos seres racionais, portanto nosso pensamento é coerente e capaz de conhecer a realidade porque segue lógicas de funcionamento.

9. Qual a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas?

O acaso é o que não está em nosso poder escolher (ex: não podemos escolher que aconteça uma tempestade em tal dia e etc). O possível é o que podemos escolher e fazer, é o que está em nosso poder.

10. Para a ação humana, qual é a diferença entre o necessário, o contingente e o possível?

O necessário é o que não podemos escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente da nossa vontade. O contingente é o que pode ou não acontecer na natureza ou entre os seres humanos (o que pode ser ou não ser). O possível é a contingencia nos acontecimentos humanos, o que podemos escolher e fazer.

11. Que perguntas fizeram os primeiros filósofos gregos?

Os primeiros filósofos faziam perguntas para entender a verdadeira origem das coisas. Eram perguntas do tipo por que os seres nascem e morrem? Por que tudo muda? Porque as coisas se tornam opostas ao que eram? Por que nada permanece idêntico a si mesmo? Por que se transformam? Por que se diferenciam uns dos outros? Por que tudo parece repetir-se?

12. Que significa dizer que os gregos inventaram a ciência, a política e a idéia de razão?

Deve-se ao fato de que o comportamento ocidental é baseado nos conceitos filosóficos de Aristóteles, Platão, Sócrates e outros que construíram as bases do nosso fundamento científico e filosófico. Mas questiona-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »