TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre a disciplina "Filosofia"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre a disciplina "Filosofia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Ensaio  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

A filosofia antiga teve seu início no século VI a.C. e se estende até o século V d.C. sendo dividida em três períodos: pré-socrático ou cosmológico, socrático ou antropológico e o período helenístico ou greco-romano.

O período pré-socrático tem como o principal objeto de estudo a natureza e seus fenômenos; o período socrático tem como foco o homem em todas as suas relações (moral, política e conhecimento); o período helenístico introduz ao pensamento filosófico a individualidade humana, deixa de compreender o homem coletivamente e passa a explicá-lo de maneira individual.De um modo geral o pensamento da filosofia antiga pode ser denominado fisiocêntrico pois tenta compreender o mundo a partir de um todo concebendo valor aos indivíduos como parte de um coletivo natural.

Na filosofia medieval que vai do século V ao século XV, apesar de haver uma continuidade da filosofia antiga, devido haver traços do pensamento filosófico Greco-romano, há um rompimento com a mesma, o homem e o seu meio deixa de ser o centro de tudo e passa a ser considerado dependente de um ser chamado Deus, o criador de tudo, o maestro da vida humana. Começa então a existir umavalorização da crença em Deus. A felicidade do homem e a sua satisfação depende da relação dele com Deus, sua valorização depende se estiver inserido no meio religioso.

O pensamento filosófico medieval coloca o teocentrismo como forma de vida, colocando Deus como a razão principal da existência e a igreja como a regente organizacional da comunidade, aproximando a filosofia e a religião.

2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

No período antigo as pessoas não se preocupavam apenas com a origem, mas como o destino do universo e da natureza, hoje não é diferente quando questionamos o mundo ao nosso redor, um exemplo disso é quando questionamos os problemas da nossa cidade, aqueles que nos atingem diretamente como cidadãos. Assim como Sócrates hoje nós também buscamos a verdade, um belo exemplo disso é quando a buscamos combatendo a corrupção. Nos dias atuais assim como foi no período medieval, existem pessoas que discutem a existência de Deus e alma, um exemplo são as inúmeras religiões que nasceram de lá pra cá, onde cada uma com seu embasamento discutem a existência de Deus, alma, espírito.

3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

Sim. No conceito de Immanuel Kant sobre modernidade apresentado ao falar do iluminismo vemos que era a necessidade de investigar o homem conjuntamente a sua investigação do real. A metafísica e o homem tem uma relação necessária como a de sujeito e objeto. Já o conceito que normalmente temos de modernidade é que ser moderno é ser diferente do normal é criar algo moderno, inovador.

4. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós-modernidade”? O que se pode entender com essas expressões?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com