TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - RESUMO

Por:   •  30/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  7.461 Visualizações

Página 1 de 9

Os Principais Passos na Evolução do Estudo do Desenvolvimento

O campo do desenvolvimento humano constitui-se do estudo cientifico de como pessoas mudam, bem como das características que permanecem razoavelmente estáveis durante toda a vida. O estudo do desenvolvimento humano começou com estudos sobre a infância durante o século XIX. Ao final do século XIX, os cientistas haviam desvendado o mistério da concepção e debatiam sobre “natureza versus experiência”, ou seja, sobre a importância relativa das características inatas e das influencias externas.  A adolescência não era considerada uma fase separada de desenvolvimento até o inicio do século XX, quando G. Stanley Hall (1904-1916), publicou Adolescence (Adolescência), um livro popular, mais não cientifico e em 1922, aos 78 anos de idade, publicou Senescence: The Last Half of Life (Senescencia: A Última Metade da Vida). Seis anos depois Stanford inaugurou a primeira unidade de pesquisa cientifica dedicada ao envelhecimento. Mas o estudo do envelhecimento teve que esperar mais uma geração para florescer. Desde o final da década de 1930, diversos estudos importantes de longa duração, concentraram-se na inteligência e no desenvolvimento da personalidade na idade adulta e na velhice.

À medida que estes estudos se estendiam à vida adulta, os cientistas do desenvolvimento começaram a se concentrar em como determinadas experiências, vinculadas a tempo e lugar, influenciam o rumo das vidas das pessoas.

Hoje, a maioria dos cientistas do desenvolvimento reconhecem que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida. Esse conceito de um processo vitalício de desenvolvimento que pode ser estudado cientificamente é conhecido como desenvolvimento no ciclo vital.

O desenvolvimento é vitalício. Cada período do tempo de vida é influenciado pelo que acontece antes e irá afetar o que esta por vir. Cada período tem suas próprias características e um valor sem igual; nenhum é mais ou menos importante do que qualquer outro.

O desenvolvimento depende de historia e contexto. Cada pessoa desenvolve-se dentro de um conjunto especifico de circunstâncias ou condições definidas por tempo e lugar.

O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional. O desenvolvimento durante toda a vida envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio. Quando as pessoas ganham em um aspecto, podem perder em outro, e em taxas variáveis.

O desenvolvimento é flexível ou plástico. Plasticidade significa capacidade de modificação do desempenho. Muitas capacidades, como memória, força e persistência, podem ser significativamente aperfeiçoadas com treinamento e pratica, mesmo em idade avançada.

Desenvolvimento Humano: Uma introdução ao Campo

Ciência e seus objetivos

À medida que o campo do desenvolvimento humano tornou-se uma disciplina cientifica, seus objetivos evoluíram para incluir a descrição, explicação e modificação do comportamento. Descrição é uma tentativa de retratar o comportamento com precisão. Explicação é a revelação das possíveis causas do comportamento. Predição é prever o desenvolvimento futuro com base no desenvolvimento progresso ou presente. Modificação é a intervenção para promover o desenvolvimento ideal.

Os cientistas do desenvolvimento observam grandes grupos de crianças e estabelecem normas ou médias para o comportamento nas diversas idades. Depois eles tentam explicar o que causa ou influência o comportamento observado. Esse conhecimento pode tornar possível prever o que a capacidade de linguagem em uma determinada idade pode informar-nos sobre o comportamento posterior. Finalmente, o conhecimento de como a linguagem desenvolve-se pode ser utilizado para modificar o comportamento.

A compreensão do desenvolvimento adulto também tem implicações praticas. Ela pode ajudar as pessoas a lidar com as transições da vida.

Mudança e Estabilidade

Os cientistas do desenvolvimento estudam dois tipos de mudanças no desenvolvimento: quantitativa e qualitativa. A mudança quantitativa é uma mudança de número ou quantidade, como as do crescimento em altura, peso, vocabulário ou frequência de comunicação. A mudança qualitativa é uma mudança no tipo, na estrutura ou na organização. Ela é marcada pelo surgimento de novos fenômenos que não podem ser facilmente antecipados com base no funcionamento anterior, como a mudança de uma criança não verbal para outra que compreende as palavras e sabe comunicar-se verbalmente.

Características do Desenvolvimento (REVISAR)

Os cientistas do desenvolvimento falam de modo distinto sobre desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial.

O crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensoriais, das habilidades motoras e da saúde são parte do desenvolvimento físico e podem influenciar outros aspectos do desenvolvimento.

A mudança e a estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, julgamento moral e criatividade constituem o desenvolvimento cognitivo. Elas estão intimamente relacionadas ao crescimento físico e emocional.

A mudança e a estabilidade na personalidade e nos relacionamento sociais constituem juntos o desenvolvimento psicossocial, o qual pode influenciar o funcionamento cognitivo e físico.

Embora examinemos separadamente o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, uma pessoa é mais do que um conjunto de partes isoladas.  O desenvolvimento é um processo unificado.

Ciclo Vital

O conceito de períodos do ciclo de vida é uma construção social: um ideal a cerca da natureza da realidade aceito pelos integrantes de uma determinada sociedade em uma determinada época com base em percepções subjetivas compartilhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com