TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Saga De Édipo

Artigo: Resumo Da Saga De Édipo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  10.716 Visualizações

Página 1 de 2

Laio, rei da cidade de Tebas e casado com Jocasta, foi advertido pelo oráculo que não poderia gerar filhos. E se esse aviso fosse desobedecido seria morto pelo seu próprio filho e muitas outras tragédias aconteceriam. Laio não acreditou, e teve um filho. Mas quando o menino nasceu ficou com medo da profecia e ordenou que o menino fosse abandonado na montanha com os tornozelos furados e amarrados por uma corda.

Mas o menino não morreu. Pastores o encontraram e o levaram ao rei de Corínto, que o criou como se fosse seu próprio filho. Já adulto, e ao ouvir rumores de que não era filho legítimo do rei de Corínto, procura o oráculo de Delfos para saber a verdade. Porém o oráculo não reponde a sua dúvida, mas revela seu trágico fim: matar o pai e se casar com sua mãe. Para evitar a profecia resolve fugir em direção a Tebas. No caminho encontra-se com o rei de Tebas, e o rei lhe ordena que deixe o caminho livre para sua passagem. Édipo desobedece às ordens, e luta com rei até mata-lo. Édipo prossegue a viagem sem saber que tinha matado o próprio pai. Adiante no caminho encontra-se com a Esfinge que lhe lança um enigma, e que ele consegue responder corretamente. Como recompensa por ter salvo a cidade de Tebas da Esfinge, Édipo é proclamado rei e se casa com a viúva de Laio. Uma nova maldição cai sobre a cidade. Consultado, o oráculo responde que a maldição não teria fim até que o assassino de Laio fosse castigado.

Começaram as investigações e descobriu-se que o assassino era Édipo. Inconformado com seu destino, Édipo cega-se e Jocasta e8nforca-se. Édipo deixa a cidade, partindo para um exílio na cidade de Colana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com