TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Os Sofistas

Dissertações: Resumo: Os Sofistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  3.557 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da apostila de filosofia

Os Sofistas

No momento que surgiu a democracia na Grécia antiga surgiram também os filósofos conhecidos como sofistas, que eram considerados mestre de oratória e retórica. Os sofistas não tinham escolas, porem por uma quantia relativa em dinheiro eles ensinavam aos políticos em geral a preparação para a vida política, eles tinham uma influência importante na vida política dos governantes e isso sofria uma grande oposição de Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles ensinavam a arte da retórica e da oratória. Apesar da palavra sofista significar "Sábio" eles não eram bem visto, eram considerados charlatões por seus principais adversários que foi Platão e Aristóteles. Os mais conhecidos sofistas foram Protágoras, Górgias, Hípias, Licofron e Pródicos que foi mestre de Sócrates e Trasímaco, outros existiram, porem só se sabem um pouco mais do que os nomes.

Os sofistas que se tornaram mais importantes e influentes foram Protágoras e Górgias, Platão deu o nome de Protágoras a um dos seus diálogos, e a um outro o de Górgias. O mais conhecido fragmento de Protágoras foi sua afirmação no início de sua obra " O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como são" Protágoras valorizava essa explicação do real a partir de suas ideias sem apelo a nenhum elemento externo. Pode se dizer que Protágoras não era um manipulador de opinião e não vendia suas habilidades ele tinha um conceito de opinião que pudesse recorrer as decisões na vida prática, que tinha uma persuasão de produzir um consenso em relação ás questões políticas.

Górgias foi o maior mestre de retórica da sua época, ele viajou por toda a Grécia ensinando suas lições, apesar de cobrar por seus ensinamentos, era importante para a sua contribuição ao desenvolvimento dos diferentes estilos da oratória grega. Em seu famoso tratado " Da natureza ou do não-ser" Górgias, defende a impossibilidade do conhecimento em um sentindo estável e definitivo.

Os sofistas deram uma grande contribuição ao desenvolvimento nos estudos, na tradição e na cultura grega e seu interesse pela elaboração de um discurso correto os levou a investigar a língua grega onde examinavam o significado e a origem das palavras. O interesse pela retórica e pela oratória motivou o desenvolvimento dos estudos de poética e gramática.'

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com