TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teogonia De Esíodo

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Teogonia De Esíodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  2.318 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO: “TEOGONIA”, DE HESÍODO

Teogonia quer dizer origem dos deuses. A Teogonía inicia-se com uma introdução a qual fala que as musas de Helicón ensinaram este canto a Hesíodo, o qual era pastor de ovelhas, e faz uma referência em ordem cronológica aos principais deuses da mitologia grega e à sua descendência.

No princípio existiu o Caos, isto é, nada, ponto de partida que faz possível o aparecimento de toda determinação e ordem. De Caos origina-se Gaia, a qual é a personificacão da Terra, isto é, tudo o que nos rodeia. Também aparece Tártaro, que é a personificacão do inferno, e Eros (deus do amor). Do Caos nasceram Erebos (trevas, região escura e insondável onde habita a morte) e a Noite (escuridão da terra). Noite e Erebos uniram-se e deram origem a Tânato (a morte), Hipno (o sono), Éter (luz) e Hemera(dia).

Gaia convenceu Urano, que representa o céu, ser capaz de cobri-la inteiramente. Depois colocou no mundo as montanhas, moradas de deuses e ninfas. Ela também deu à luz ao mar estéril, Ponto. A união de Gaia com Urano deu origem aos gigantes, os Cíclopes (que tinham só um olho), os Hecatônquiros (Briareu, Coto e Giges - criaturas enormes, das quais saiam cem braços sem forma, assim como cinqüenta cabeças presas sobre o ombro), Afrodite (a qual é a personificacão do amor) e aos doze titãs: Oceano (agua doce), Ceo (inteligência), Crio (deus dos rebanhos e manadas) , Hipérion (o fogo astral) , Jápeto (antepassado da raça humana), Téia (deusa da vista), Réia (rainha dos deuses mulher de Crono), Têmis (deusa da justiça e da sabedoria), Mnemosine (deusa da memória), Febe (a da coroa de ouro) e Tétis (deusa do mar).

O filho mais novo de Gaia e Urano foi Crono (deus do tempo), com o qual completam-se os doze titãs. Estes foram presos no seio da Terra logo que nasceram por seu pai Urano devido a que este não gostava de seus filhos por considerá-los feios. Sua mãe Gaia (Terra), com raiva pela atitude do pai desnaturado, incitou seus filhos para que castigassem seu pai, e o único que se atreveu foi Crono, o primogênito, destronando seu progenitor.

Uma vez no trono, Crono casou-se com sua irmã Réia, e, como estava advertido que ia ser destronado por um de seus próprios filhos, devorava-os logo após o nascimento. Mas a rainha Réia, sua mulher, ao saber disso, decidiu não permitir que se comesse mais todos seus filhos, e antes de parir Zeus, foi-se à ilha de Creta e lá deu a luz a ele, deixando-o ao cuidado de Gaia. Ao regressar, entregou a Crono uma pedra envolvida em fraldas, a qual ele engoliu em seguida, sem perceber a troca.

Quando Zeus cresceu, enfrentou e derrotou seu pai Crono e lhe obrigou a vomitar todos os seus irmãos, provocando uma guerra entre os irmãos de Zeus e os Titãs. Após dez anos e tendo ganhado a guerra, Zeus e seus irmãos repartem o mundo, e assim Zeus chega a ser o deus e senhor do Olimpo, escolhido pelos deuses para que reinasse sobre eles, e para ser o pai de todos os deuses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com