TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tomas Kuhn

Monografias: Resumo Tomas Kuhn. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

As Revoluções como mudanças na concepção do mundo

• Thomas Kuhn observa que há uma alteração na visão do mundo pelos cientistas após uma nova descoberta, uma aceitação de um paradigma, ainda que o mundo, essencialmente, se mantenha o mesmo. Pois a tradição científica determina a forma visual de ver as coisas, todas as vezes que acontece uma revolução científica, é necessário se reeducar para ver a nova forma. Porém, as experiências de formas visuais dizem somente a respeito das transformações perceptivas, embora não digam absolutamente nada a respeito sobre o papel do paradigma ou da experiencia previamente assimilada.

• Para exemplificar, Thomas Kuhn conta a experiência de um homem que passa a usar lentes inversoras para enxergar o mundo. Inicialmente ele vê tudo de cabeça para baixo, deixando-o desorientado. Porém, num determinado estágio, quando ele passa a aprender a lidar com o seu mundo, ele passa a ver os objetos novamente como via antes. Nesta metáfora, o homem passou por uma transformação revolucionária da visão. Conforme ele coloca no texto, o homem somente vê as coisas que a sua experiência visual conceitual prévia lhe ensinou a ver. O sujeito até tem consciência que no seu meio ambiente nada mudou, contudo a sua percepção ficou alterada.

• Na visão científica, se houvesse uma autoridade para perguntar como a visão foi alterada (novo paradigma) seria considerada fonte de dados, quanto ao comportamento da visão, seria considerado fonte de problemas. A espécie de problemas da visão científica é a mesma da visão de experiência psicológica. Nas ciências, as alterações perceptivas acompanham as mudanças de paradigmas.

• Galileu, aparece na época do renascimento com uma nova visão, defendia a existência dos pêndulos, surge também uma grande mudança de pensamento da concepção do universo. Mudança esta não só a nível cognitivo mas também a nível da fórmula. A indução cientifica ganha grande importância e torna-se o método mais utilizado pelos cientistas. Cada observação pressupõe um paradigma. Os cientistas dedicam-se a diferentes paradigmas e diferentes manipulações laboratoriais consoante a época em que vivem, o desenvolvimento social e mesmo os meios disponíveis para a investigação.

• Épocas diferentes levam a paradigmas diferentes, só assim temos possibilidade de evoluir.

• Nenhuma linguagem é capaz de nos oferecer uma visão totalmente delineada do universo. A investigação filosófica ainda não nos deu uma “pista” sobre o que será uma linguagem capaz de desempenhar essa tarefa, porque a linguagem tem vários significados, logo nunca poderá ser una sobre o mesmo aspecto.

• O que Tomas Kuhn protesta é que os cientistas não podem ter nenhuma experiência imediata mais elementar do que a própria visão do objeto, sendo que a alternativa dos mesmos é criar uma "visão" através dos paradigmas que transforme o objeto em alguma coisa. É através do paradigma que grandes áreas da experiência são determinadas, sendo que, na sequência, filósofos e cientistas buscam uma definição operacional destas experiências. Podemos, então, dizer que uma questão só pode ser formulada assumindo um paradigma, e que a resposta será formulada assumindo um outro paradigma. Logo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com