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Resumos Sobre Kant

Por:   •  28/2/2016  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

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Immanuel Kant que nasceu em 1724 e faleceu em 1804 foi um dos maiores pensadores alemães do século 18. Kant debrucou-se sobre 3 áreas: ética ,estética e conhecimento. Publicou a obra Critica da razão pura onde vai-se debater sobre a origem do conhecimento. Assim tenta resolver o impasse criado por Rene Descartes (racionalista) e David Hume (empirista).

A mudança realizada por Kant começa tal como fez Copérnico com o seu modelo heliocêntrico. Copérnico retirou do centro do universo a terra e colocou o sol , Kant tirou do centro do conhecimento o objecto e colocou o sujeito. Basicamente, sempre se admitiu que o sujeito deveria se ajustar ao objecto ,mas para que haja conhecimento segundo Kant, é o objecto que deve ser regulado pelas capacidades cognitivas do sujeito. Esta e uma revolução metodológica e epistemológica que se designa por revolução coperniciano.

Apos afirmar o primado do sujeito no ato do conhecimento , tenta descobrir quais são as fontes do conhecimento. Kant sempre foi racionalista mas admitiu ter sido acordado de um sono dogmático por Hume. Nesta altura percebeu então que é pela experiência que todos os nossos conhecimentos principiam ,apesar de nem todos derivarem dela. Sendo assim, Kant afirma que são duas as fontes do conhecimento: a sensibilidade e o entendimento.Estas tem funções diferentes na construção do conhecimento .A sensibilidade recebe passivamente os dados sensíveis captados pelos órgãos de sentido e organiza-os no espaço e no tempo (estruturas apriori da sensibilidade) resultando daqui intuições sensíveis. De seguida, o entendimento submete a intuição sensível aos conceitos , ou seja, pensa e organiza segundo categorias ou conceitos ( estruturas apriori do entendimento).Nenhuma destas faculdades tem primazia sobre a outra. So pela sua reunião se obtém conhecimento.

O conhecimento nunca é das coisas que não são acessíveis aos nossos sentidos (númenos), mas sim daquelas que se manifestam e correspondem a realidade empírica (fenómenos). Portanto, os seres humanos só podem conhecer fenómenos, pois é impossível conhecer aquilo que esta para além dos dados dos sentidos.

O criticismo kantiano combate assim ao ceticismo empírico e, simultaneamente, ao dogmatismo racionalista. Kant conseguiu provar que nem Descartes nem Hume estavam certos. Pois na verdade a origem do conhecimento deriva do melhor do racionalismo e do empirismo e não exclusivamente de um deles.

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