TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE CIVIL DE ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ONGs

Projeto de pesquisa: SOCIEDADE CIVIL DE ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ONGs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

ociedade civil : se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).

Associação: é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum.

Importância: EssasS organizações, criadas e dirigidas pela sociedade civil, auxiliam o Estado na consecução de seu objetivo mais importante, qual seja: garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia. Em outras palavras: deixando o Estado de realizar atividades essenciais, surgem essas Entidades, que desenvolvem esses trabalhos, mas sempre em benefício da sociedade.

AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E AS ONGS DE EDUCAÇÃO

Corresponde à população de cidadãos, ou esfera privada, e abrange suas variadas formas de organização e expressão com ou sem fins lucrativos, podendo ser legalmente constituídas ou espontâneas e informais. O conceito ganhou conotação política peculiar na América Latina, dos anos 70 para cá. Tornou-se típica da região a expressão sociedade civil organizada, referindo-se ao fenômeno de participação crescente dos cidadãos em assuntos antes exclusivos à esfera pública, na defesa da justiça social e na promoção de causas de interesse geral. Corresponde à população de cidadãos, ou esfera privada, e

No Brasil, desde a conferência mundial da Organização das Nações Unidas ONU , no Rio, conhecida como Eco-92, a imprensa assimilou o termo organizações não governamentais ONGs e passou a empregá-lo como sinônimo de entidades sem fins lucrativos. Ocorre que na América Latina é freqüente identificar como ONG uma classe especial de entidades que se dedica ao desenvolvimento participativo e sustentável e à construção e defesa de direitos.

http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16101.pdf

ONGs (Organizações não Governamentais)

Também chamado “terceiro setor”, embora essa definição não seja muito clara, as organizações sem fins lucrativos são particulares ou públicas, desde que não tenham como principal objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização. As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxilia-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias. Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e/ou afetem a sociedade como um todo mesmo que o fim de tal organização não seja político. No Brasil, as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de Ong’s da Mata Atlântica (1992) que reúne cerca de 312 instituições em 16 estados. Mas, é necessário lembrar que nem toda associação sem fins lucrativos da sociedade civil é uma Ong. A importância das organizações não governamentais têm crescido cada vez mais para a governança global e para a sociedade civil. Muitas delas têm conceitos que os Estados soberanos não enxergam ou muitas vezes deixam de se preocupar, e isso fortalece o trabalho dessas organizações. Elas desempenham vários papéis, como ajuda humanitária, preocupação com o meio-ambiente, além de outros temas, o que muitas vezes foge da área de atuação dos governos. Elas movimentam muitas pessoas ao redor do mundo e muitas vezes batem de frente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com