TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

1. Escolha duas características da indústria cultural que podem ser aplicadas na sociedade moderna e descreva-as. Em seguida, aponte dois exemplos para cada uma das características escolhidas.

Comunicação em massa na época, rádio, telefone e cinema, seriam responsáveis pela transmissão rápida de conteúdos que poderiam ser utilizados para intenções de controle ou até mesmo intenções libertadoras. Hoje em dia vemos na rede mundial de computadores e na expansão sem limites dos telefones e televisões, sendo usada para o controle das massas, mas também para informação e auxílio à comunidade.

A cultura popular marcada pelas festas, lendas e narrativas populares, os mitos dos povos tradicionais e demais interpretações da realidade social que os indivíduos realizam que não são baseados no método científico e fazem parte do arcabouço intelectual de um povo, etnia ou nação. Podemos citar alguns exemplos diretos, como a festa do boi-bumbá na Amazônia brasileira, as curas pelos vegetais da floresta ou as narrativas dos idosos sobre a vida do povo no passado, a cultura tradicional do indígena e do negro, dentre outros.

2. Fazendo uma breve análise sobre o nazismo alemão, como a indústria cultural colaborou para o acontecimento deste triste fato histórico? Dê sua opinião baseada em leituras realizadas no Guia de Estudos, na rede mundial de computadores ou de discussões em sala de aula.

3. A Sociologia Brasileira passou por quatro períodos históricos. Descreva-os sucintamente a partir do que é apresentado no Guia de Estudos da disciplina.

• Período do Brasil Colônia: Do momento do descobrimento do Brasil até o começo do século XIX os saberes in-electuais foram monopolizados pelo clero, o conhecimento sobre a realidade social era interpretada pelos membros da religião católica e posteriormente, protestante. Forma de conhecimento é marcada pelo conservadorismo, ou seja, pela manutenção dos interesses da elite religiosa, afirmando sobre a realidade social tendo como limite os dogmas religiosos.

• Período dos Pensadores Sociais: No decorrer do século XIX ocorreu o fim da escravidão institucional no Brasil e com isso o mundo rural, baseado no poder do senhor de escravos e no “Coronel de terras” (como eram conhecidos os grandes proprietários de terra nas regiões sul, sudeste, centro oeste e nordeste do Brasil), passa a desmoronar. Com isto, temos uma mudança de mentalidades e um terreno fértil para o desenvolvimento da Sociologia enquanto ciência e disciplina acadêmica no Brasil.

• Sociologia da Cátedra: Pode-se afirmar que foi neste momento que a Sociologia foi introduzida como disciplinas acadêmicas nos cursos de Direito, Filosofia, Economia e como disciplina formativa nos cursos de Pedagogia para a formação de professores para atuar na escola normal. Antes, a Sociologia se comportava como uma forma de pensamento social, utilizada como ferramenta de interpretação da sociedade por intelectuais autodidatas, pensadores que aprendiam sozinhos e realizavam seus estudos. Nesse momento (aproximadamente a partir do ano de 1925) a Sociologia se transforma numa profissão, sendo utilizada nos órgãos públicos e na formação de futuros advogados, economistas e professores da educação pública.

• Sociologia Científica: O quarto período da Sociologia no Brasil é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com