TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saint Simon

Trabalho Escolar: Saint Simon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Saint Simon

Saint-Simon é considerado um dos fundadores da Sociologia, que estaria sendo sustentada por duas forças opostas: orgânicas (estáveis) ecríticas (mudam a história). Só a sociedade industrial poderia acabar com a crise que a França passava. Este autor ainda marca a ruptura com o Antigo Regime. Para Saint-Simon, a Política era agora a ciência da produção, porém a Política vê seu fim com a justiça social Saint Simon que nasce em 1760 e morre em 1825. È um aventureiro que participa não só na revolução americana bem como na francesa. Foi defensor da construção do canal do Suez, demonstrando um forte interesse pelo progresso.

Defende a passagem de uma organização militar para uma organização administrativa de coisas (em sentido material). Defende tal organização sobretudo pela proliferação das indústrias e fábricas qEntre 1819 e 1820, publica dois volumes onde demonstra a importância de se organizar a sociedade Francesa e europeia.

Em 1821, publica “Sistema Industria” (“Sistema de Politica Positiva”) de Comte que Saint Simon não publica autoria, na qual comte esboça também a lei dos três.estados.

Saint Simon enfatiza a importância da industria, os investimentos científicos, no progresso, que produzem bens para as pessoas. Ideia chave de Saint Simon: O sistema industrial tem que estar ligado ao sistema Cientifico. Em 1820, publica ainda o Catolicismo Industrial que deu origem a uma igreja, mas não nos moldes da igreja positiva. Chama-se Igreja Saint Samoniana. Esta igreja falhou sobretudo porque Saint Simon não foi o fundador da igreja, foram os seguidores que fundaram a igreja com interpretações abstractas, sendo posteriormente acusados de ataques à moral. Saint Somin nunca renegou à religião, sendo o catolicismo fonte de ajuda para os mais desfavorecidos.

Os seguidores, porém, adoptaram uma posição duvidosa, aliavam o espírito materialista de Saint Simon aos princípios de Cristo Em 1823 até 1825, com “O Novo Cristianismo”, realizou uma obra de síntese que define o papel da religião no processo industrial. Defende que a igreja deve ser essencialmente para os pobres. “parábola de Saint Simon” – tenta demonstrar a inutilidade da classe politica. Diz que os únicos capazes de produzir é que são os realmente importantes para a sociedade humana. Defende que os políticos deviam ser afastados da sociedade.

Pela óptica de Saint Simon, o Governo politico constituído por políticos e militares que nada podiam fazer em prol da sociedade individual deveria ser substituído pelo Governo dos Peritos, ou seja, aqueles que conseguiam trazer a novidade e o progresso. O estado devia ter o poder de reorganizar esta mudança, isto é, deve incentivar o máximo aproveitamento e capacidade das máquinas e o melhor do individuo para a sociedade. O estado deve também supervisionar e distribuir os recursos. Frase de Saint Simon: “A sociedade é uma fábrica”.

“METÁFORA dos zangões e das obreiras” Os zangões são os políticos, as obreiras são abelhas trabalhadoras, isto é, as industrias.

O maior contributo de Saint Simon é o Socialismo Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com