TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Moral

Artigo: Senso Moral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que são senso moral e consciência moral?

Senso moral: São atitudes impulsivas, emocionais e imediatistas, que nos fazem agir em prol de outrem, como agir por causa dos sentimentos que temos com o próximo, e até mesmo fazer coisas por impulso que gerarão arrependimento.

Consciência moral: Esta voltada para agir de forma sensata, racional com discernimento e não por emoção. Assim promove relação entre os meios e os fins analisando os acontecimentos para tomar decisões para nós mesmos e para outros.

2- Explique o juízo de fato e o juízo de valor.

Juízos de fato são proposições que formamos com base no material da realidade, ou seja, coisas que julgamos a respeito do que está posto ao nosso redor, das coisas que existem, dos objetos materiais.

…são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são como são e por que são (CHAUI).

Os juízos de valor não dizem respeito às propriedades reais da coisa, do objeto, mas sim de como julgamos a presença, existência, ação de tal coisa, objeto. Por outro lado, os juízos de fato dizem sim as propriedades reais, intrínsecas na realidade do objeto, ou seja, diz que coisas que podemos perceber de fato em algo.

3- Como nossa sociedade concebe a violência?

Pode se dizer que é um fato assustador a violência, mas ficou “rotineira” e nós passamos a considerar normal. Está no lar, nas escolas, no trabalho, nas ruas, na segurança pública, etc. Apesar da sociedade saber o que acontece, muitas das vezes não providencia meio e nem esforços para acabar com a violência.

4- Explique como o sujeito ético é constituído.

O sujeito ético e constituído pelas suas crenças, valores, cultura e seu modo de ser. E a capacidade que todo ser humano tem de reflexão a respeito das situações e como ele se relacionam com seus valores. Enfim é a capacidade que você tem de fazer um julgamento de valor a respeito das atitudes e decisões do seu dia a dia.

5- O que são existência moral e filosofia moral?

Filosofia moral é o estudo das aplicações comportamentais em uma determinada sociedade, o que é certo e o que é errado fazer o que é moral e o que é imoral.

Existência moral, ela envolve o senso moral e consciência moral. Sendo assim, Nossos sentimentos e nossas ações exprimem nosso senso moral.

Todos os nossos sentimentos também manifestam nosso senso moral.

Vivemos certas situações, ou sabemos que foram vividas por outros como situações de extrema aflição e angustia.

Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam nosso senso moral, mas põe a prova nossa consciência moral, senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espirito de sacrifico, integridade, generosidade), a diversos sentimentos e decisões que conduzem as ações com consequências para nós e para outros. E esses valores subtendem-se entre o bem e o mal.

6- Quais são os três princípios de vida moral?

1ª) Observação fiel da natureza:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com