TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Moral

Dissertações: Senso Moral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 3

Que é o senso moral? Dê alguns exemplos.

Senso moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como as de justiça e injustiça, certo e errado, de mérito e grandeza de alma. São exemplos de senso moral a indignação que sentimos diante de pessoas que passa fome, o nosso sentimento de vergonha, remorso, culpa diante das coisas que julgamos ter feito errado.

2. Que é a consciência moral? Dê alguns exemplos.

A consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. É o que ocorre quando enfrentamos situações angustiantes que nos deixam em dúvida quanto à decisão a tomar, como em certos casos de eutanásia, de aborto.

3. A que se referem o senso moral e a consciência moral?

O senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida medo) e a decisões que conduzem a ações com consequências para nós e para os outros.

4. Qual o principal pressuposto do senso moral e da consciência moral? Por quê?

O senso e a consciência moral têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade, porque dependem exclusivamente de nós mesmos, nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou abrigados por eles.

5. Que é juízo de fato? Dê exemplos.

Juízos de fatos são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são como são e por que são. Por exemplo, “está chovendo”, “estou com fome”, “crianças estão brincando”.

6. Que é um juízo de valor? Dê exemplos.

Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons e maus, desejáveis ou indesejáveis. Não se limitam a dizer que algo é ou como algo é mas se referem ao que algo deve ser. Por exemplo, “a chuva é boa para as plantes”, “comer demais faz mal”, “crianças estão brincando com coisa séria”.

7. O que é naturalização da vida moral? Por que ela acontece?

A naturalização da vida moral ocorre quando não notamos a origem cultural dos valores morais, do senso moral e da consciência moral porque somos educados para eles e neles, como se fossem naturais ou fáticos, existentes em si por si mesmos. Isso acontece porque, para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de geração a geração, as sociedades tendem a naturalizá-los, isto é, a fazer com que sejam seguidos e respeitados como se fosse uma segunda natureza.

8. Apesar das diferenças culturais e históricas a respeito da violência, que definição geral podemos dar da violência, válida em todas as culturas?

Fundamentalmente, a violência é percebida como exercício da força física e do constrangimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com