TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Filosofo

Ensaios: Ser Filosofo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  478 Visualizações

ser ou n ser eis a questao. Xilema ou lenho e o floema ou líber, são tecidos vasculares das plantas traqueófitas, ou seja, plantas portadoras de vasos que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.

O transporte de seiva bruta, constituída por água e sais minerais, conduzida pelo xilema, é realizado a partir da capacidade de absorção pelas raízes e distribuição para todo o restante da planta com destino essencial às folhas. Sua composição básica reúne elementos de vasos, elementos traqueais, traqueides, fibras e células parenquimáticas.

Já o transporte de seiva elaborada, constituída por substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese, tem sua condução pelo floema, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente os de reserva energética (raízes e caule). É formado por: elementos de tubos crivados, células companheiras, fibras esclerides e células parenquimáticas.

Esses vasos condutores, tanto nas raízes quanto nos caules, possuem a seguinte disposição: nas raízes os vasos ocupam a região do cilindro central, e no caule os vasos integram os feixes liberolenhosos, onde em ambos o xilema com posição mais interna e o floema mais externa, são produzidos por diferenciação do câmbio vascular.

No caule, o xilema realiza o crescimento em espessura (crescimento secundário), em razão da inativação do mecanismo de transporte de seiva bruta nas camadas centrais, formando o cerne

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com