TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser ou Nao Ser Segundo Kant

Por:   •  28/5/2016  •  Dissertação  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

Atividade Estruturada

Roberta Luz Rocha Silva

Trabalho da disciplina Filosofia da Educação

Tutor: Luiz Arcos Peres

SALVADOR

2016

ATIVIDADE 1:

Kant afirma que: “o conhecimento nasce da experiência que temos do mundo, mas essa experiência passa por um filtro. Nossos olhos funcionam como esse filtro que nos permite aprender e conhecer apenas o que queremos pois nos permite aprender e conhecer apenas o que queremos, eles delimitam o melhor enquadramento da nossa realidade, todas as sensações que experimentamos e os pensamentos que temos segundo Kant passam pelo filtro do nosso corpo, os 5 sentidos e o sistema nervoso central. Somos um aparelho se sensações que determinam a maneira como vemos a realidade, cada um tem uma visão de mundo diferente do outro. Kant acreditava que a nossa razão tem uma espécie de lente (filtro) que dá sentido ao que percebemos. A nossa noção de tempo e espaço não existe fora da gente pois estão em nossa consciência, e nos ordenamos a partir da razão , pois o mundo não segue uma ordem o que percebemos é produto da razão. A nossa razão produz recortes da realidade assim como a câmera fotográfica. A capacidade do homem de perceber as coisas é limitada. Kant acreditava que não podemos perceber tudo, apenas o que é possível ser capitado por nosso aparelho de perceber, ouvir e sentir.

As ideias de Kant em seu tempo foram consideradas novas e hoje continuam novas pois não perderam sua intensidade após tres séculos. A existência do homem na Terra só depende dele mesmo, pois a liberdade e o livre arbitrio deve ser conquistado ao longo dos anos. O homem é o único ser vivo que precisa ser ensinado para que consiga seguir as "regras do jogo" e aprender a pensar por si.

Quando comparamos a compreensão com a câmera fotográfica, podemos notar a impossibilidade de conhecer totalmente a realidade. A realidade sempre sera impossibilitada de conhecer totalmente a realidade. A realidade sempre será um recorte de como ela se apresenta para nos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com