TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

1 DESENVOLVIMENTO

A questão Social tem sido colocada, na nova proposta de Formação Curricular, como objeto do Serviço Social. Resgatar a concepção de questão Social como forma de refletirmos sobre a possibilidade da questão Social, ou, as expressões da questão Social, se construir em nosso objeto profissional.

O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação da mesma. Por isso, a Questão Social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu à implementação de políticas sociais (Heidrich, 2006, p. 1).

Nesse contexto se deu o surgimento de expressões do Serviço Social que a proposta inicial das Políticas Sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e de diminuir as expressões da Questão Social.

O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades. Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional como vemos hoje.

Os assistentes sociais trabalham com a questão social, nas mais variadas expressões cotidianas, e como os sujeitos a vivenciam no trabalho, família, habitação, saúde, assistência social no acesso aos serviços públicos. Onde buscamos sanar tais mazelas. Na atualidade, temos várias formas de expressões sociais dentre elas podemos destacar o desemprego o analfabetismo, a fome, e a violência entre outros.

Ainda contamos com a participação da população nas manifestações contra as expressões da questão social que de qualquer forma, há sempre duas formas, a pessoa que tem conhecimento sobre o que está manifestando contra, e aquela que não tem. A pessoa que tem conhecimento, costuma agir com palavras sábias, atitudes corretas e exemplos certeiros a mostrar que é contra as expressões da questão social. As pessoas que não tem conhecimento, sempre falam "abobrinhas". No caso dos atuais manifestos, você vê isso, havia pessoas ao nosso redor que acompanhavam os manifestos, e que não eram a favor, e sabiam dizer exatamente onde discordavam com tais atitudes em compensação, outras tinham vontade até mesmo de mandar calar a boca, por tamanha besteira que era capaz de dizer sem se quer saber do que estava falando.

Somente após as crises econômicas que transformam grandes massas de desempregados vivendo sob situações de extrema pobreza, o Estado, que até então se recusava ao reconhecimento da “questão social”, pela pressão dos movimentos reivindicatórios acaba cedendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com