TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional Piracicaba.

Curso: Serviço Social.

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social 1

Nome dos Participantes:

Alessandra de Freitas Chiquito RA: 7399588024

Ana Flavia da Cruz de França RA: 7511587499

Anystelly Lillian Nunes Bueno RA: 7399588006

Belonizia R. Oliveira Santos RA: 8125727494

Juliana Salvian RA: 7384581330

Milene Fernanda Rodrigues RA: 7528589180

Título:Serviço Social sua identidade descoberta.

Nome do tutor:Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Piracicaba data da entrega :7/10/2013

dia da publicação : 7/10/2013

Filme Tempos Modernos e Serviço Social

O filme trata da historia e da indústria na década de 30. A desigualdade mostrando a vida de cada grupo social tenta sobreviver em meio ao mundo moderno industrializado.

No começo do filme aparece um relógio (tempo é dinheiro), o descanso é cronometrado, não passando de números. As maquinas substituem a mão de obra e os operários são marginalizados, criando mais desempregos.

Na primeira parte do filme vimos que os trabalhadores são explorados e pressionados a produziram cada vez mais de forma repetitiva, quando paravam estavam exaustos. A preocupação maior do dono da fabrica era o aumento da produção sem se preocupar com as condições insalubres dos funcionários.

Numa cena aparece uma maquina de alimentação que promete eliminar a pausa do almoço, e aumentar a produção.

A industrialização gerou problemas como desemprego, pobreza, fome, fechamento de indústrias e moradias.

Os trabalhadores tomam consciência e buscam condições de melhores trabalhos e salário digno.

Na segunda parte Charles é preso após pegar uma bandeira no chão, para devolver ao dono que perdeu, surge então atrás dele uma manifestação, onde a policia pensa que ele era o líder e é preso.

Ele cumpri pena de prisão e é solto, mas prefere ficar preso, pois a vida lá fora estava tão difícil que a cadeia parecia segura e confortável. Esse fato retrata uma realidade da época, pois o movimento operário cresceu consideravelmente nos anos de 1934 a 1940, época que estiveram em greve mais de oito milhões de trabalhadores.

Na seqüência do filme trata a desigualdade social, surge então á moça pobre, que rouba para alimentar a sua família; o pai morre em um protesto dos operários, suas irmãs vão parar em um orfanato e ela acaba fugindo. Durante a fuga, rouba um pão e é presa, vendo a situação, Chaplin, que faz de tudo para ser preso, decide assumir a culpa em seu lugar, mas não da certo, pois, uma senhora tinha visto a moça pegar o pão; acaba surgindo, então, uma amizade entre os dois e eles acabam fugindo da policia.

Após varias desventuras a jovem consegue emprego em um bar como dançarina, e ele como garçom, mas não conseguem exercer de forma adequada suas funções.

No final do filme quando sua amiga indignada com a perseguição, miséria, desemprego, pergunta: “para que tudo isso?” e ele responde: “levante a cabeça e nunca abandone a luta”, no entanto, a reação dos dois não é o enfrentamento com o capital, é retirar-se da cidade, indo em direção ao campo, da a costa para a produção em massa, para as gigantesca maquinas que desempregam trabalhadores, para as suntuosa loja com suas escadas rolante, para o trabalho alienado.

Caminhava assumindo uma posição a favor da humanidade e de seus sonhos e valores.

O serviço social surge justamente por esses motivos citados no texto. Ajudar aquele que necessitam de mudanças tanto no trabalho, como na saúde, moradia e violência.

Charles Chaplin foi um homem que sempre se preocupou com as questões sociais de sua época, tais como a exploração da mão de obra quer seja do homem, mulher ou ate mesmo de velhos e crianças, a Europa saiu do Sistema Feudal, mergulhou na Revolução Industrial, e agora enfrentava os desafios do modelo capitalista,a desigualdade entre as classes eram grandes, os pobres ficando miseráveis e os ricos mais ricos, neste contexto de profundas mudanças surgiu o Serviço Social, para “ajudar” os mais pobres,era influenciado pelo Igreja ( Filantropia),as mulheres ricas ajudavam as famílias pobres eram chamadas de damas de caridade, o termo Assistencialismo surgiu nesta época pois não se trabalhava nas questões sociais da época.

O filme Tempos Modernos, reproduz a historia de várias famílias e suas dificuldades, na garantia de seus direitos, a falta de políticas publicas que garantam a não exploração de trabalho, questões como habitação, saúde, segurança etc.

Na Europa durante muitos anos o Serviço Social foi usado para acalmar as classes sociais, passou por mudanças profundas, Capitalismo, Marxismo, etc. ,os trabalhadores eram desorganizados, e explorados de todas as formas.

Neste processo histórico surgiu a primeira Escola de Serviço Social foi em Amsterdã, era necessário o quanto mais rápido capacitar profissionais para o trabalho com as famílias, as respostas filantrópicas não eram mais aceitas, pois a situação econômica era cada vez pior e a crise mais uma vez assola a Europa, e as mulheres ricas caridosas saíram de cena,mais uma vez o Estado, a Igreja e o que restou da burguesia uniram-se contra as possíveis conquistas que os trabalhadores reivindicavam, era o inicio do controle do poder absoluto pelos governantes.

Este foi o contexto do Serviço Social quer na Europa, America Latina ou América do Sul, enfrentaram as diversas mudanças da forma de governar, ditaduras, guerras, o nascimento de movimentos sindicais; precisou de mudanças profundas do Estado, criação de leis, sistema de garantia de direitos, no Brasil passamos também pelo Assistencialismo Filantrópico, o Militarismo, a Reconceituação, a Contemporaneidade, o Projeto Ético-Político.

No filme de Chaplin os problemas enfrentados pelas personagens eram a exploração que não tinha limites, para acumulo de bens riquezas, as conseqüências foram trágicas violência sem limites, morte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com