TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO:

Etapa 1 jussara passo 3,4

Apesar de tantas transformações ocorridas ao longo do tempo e tantas ideias desenvolvidas por vários filósofos gregos, ainda hoje defendemos vários aspectos levantados por eles que estão presentes no nosso dia.

Quanto as concepções filosóficas presentes nas praticas humanas atualmente: moral, ética, direito, liberdade e responsabilidade.

As práticas sociais hoje deve considerar a moral, comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma comunidade ou cultura. As comunidades humanas, são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores também podem ser distintos, o que cria códigos morais diferentes.

Deve respeitar a ética, isto é, o desejo de unir o saber e o fazer, aplicar o conhecimento teórico para construir aquilo que deve ser.

As normas morais e as normas jurídicas que são estabelecidas péla própria sociedade, ambas regulamentam as relações nesse grupo de pessoas. Alguns aspectos observados nas normas morais são: normas que deve ser seguidas por todos, convivência melhor entre os indivíduos, valores culturais próprios, caráter histórico mudam de acordo com as transformações histórico-sociais. Nas normas jurídicas ou de direito, deve ser cumprida sob pena de punição doestado, está prevista na legislação. O direito tem um código formal.

As ações individuais são causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, essa concepção era uma concepção materialista do Sec.XVIII Helvetius (1715-1771) e Holbach (1723-1789). E observa-se nos dias de hoje.

O assistente social deve estar sempre buscando conhecimentos e vencendo desafios. A cada época surgem-se novos valores, e não existe uma fôrma engessada para se atuar como assistente social. Muitas vezes quando surge uma questão social que pareça uma prática errada, com o passar do tempo aquilo já não e visto mais como algo errado e é aceito pela sociedade

Como hoje refletimos em musicas que ao longo do tempo expõe a realidade de uma sociedade.

Etapa 2 polianna

COMIDA:

Bebida é água

Comida é pasto

Você tem sede de que?

Você tem fome de que?

A gente não quer só comida

A gente quer comida, diversão e arte,

A gente não quer só comida,

A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte, hum,

A gente não quer só comida,

A gente quer bebida, diversão, balé,

A gente não quer só comida,

A gente quer a vida como a vida quer.

Bebida é agua

Comida é pasto.

Você tem sede de que?

Você tem fome de que?

A gente não quer só comer

A gente quer comer e quer fazer amor,

A gente não quer só comer,

A gente quer prazer pra aliviar a dor.

A gente não quer só dinheiro,

A gente quer dinheiro e felicidade.

A gente não quer só dinheiro,

A gente quer inteiro em não pela metade.

Desejo,

Necessidade e vontade,

Necessidade e desejo,

Necessidade e vontade,

Necessidade e desejo,

Necessidade e vontade,

Necessidade.

Composta por Arnaldo Antunes, Marcel Fromer e Sergio Brito. 1987

Relatório;

Conforme estudo da música, “ Comida” . O título remete a um apelo que tenta chamar atenção das diferenças da sociedade em que a má distribuição das rendas interfere na vida de todas as pessoas desde as mais pobres até as mais ricas.

Entretanto vivemos em um problema social tão lastimável, onde uns tem comida e água, moradia, lazer, enquanto outras não têm onde ficar e nem comer, às vezes por abandono das famílias, vícios á drogas, ao alcoolismo, a preconceitos, a prostituição e etc...

Embora o governo diga ter se disponibilizado estratégias para o combate a esses problemas de ordem social para que as autoridades e a população como, por exemplo, a composição de Arnaldo Antunes em 1987, que pode mostrar bem o que também é muito importante, um trecho da letra que diz o seguinte:

“Bebida é água

Comida é pasto

Você tem sede de que?

Você tem fome de que?

A gente não quer só comida

“A gente quer comida, diversão e arte”.

Desde que a musica foi composta se passaram 27 anos e poucas pessoas que estão a frente dos órgãos públicos tiveram a percepção de que os excluídos não querem só comida, diversão e arte podem gerar novos valores de vida.

Portanto, além dos precursores desse incessante movimente outros cantores, instituições federais, estaduais e municipais empenhem ate aos nossos dias para que todos possam interagir para solucionar o sofrimento da população carente.

Musica mulher Erasmo Carlos

Em relação à reflexão da musica “Mulher” de Erasmo Carlos, é importante salientar que desde os primórdios o homem se posiciona como provedor e a mulher é a do lar ( só reprodução), nessa época ela tinha que ser casta, não tinha direito de votar, tinha que ser submissa, não podia exercer nenhum papel de liderança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com