TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Hegeliano

Trabalho Escolar: Sistema Hegeliano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema hegeliano

Quando se diz que há racionalismo de caráter idealista em seu pensamento, significa dizer que toda teoria do conhecimento é marcada pela idéia de que a realidade das coisas na idealidade da razão.

Tudo que é conhecido já é pensado. Os objetivos estão onde a razão esta, e o que não pode ser reconhecido não possui lugar lógico.

Há uma diferença substancial entre Kant e Hegel, que consiste num salto no sentido da concreção dialética, onde imperia e razão se unem de modo indiferenciavel.

Doutrina hegeliana

O que é real é racional, o que é racional é real. Tudo o que é real so é real porque é conhecido por um jeito que lhe identifica como real, aquilo torna-se conhecido, torna-se racional.

Dizer que real é racional não é o mesmo que dizer que tudo o que é real é racional. Hegel diz que a razão ordena o real, de modo que esse real se faça racional. A sua teoria se reveste de um certo tom de teoria do ser, encaminhando o ser para dentro da redoma lógica.

O idealismo hegeliano expressa-se pelo estudo do espírito e de suas manifestações: a manifestação do espírito com algo diverso da realidade que o circunda, o espírito absoluto é a arte,religião, e filosofia.

Para hegel a vida humana não é simplesmente existencia, mas principalmente existência consciente.

O espírito objetivo determina a liberdade e suas aplicações sociais, políticas e subjetivas. Divide-se em: direito é a liberdade em grau Maximo,em sua obstração lógica mais genérica e infinita em si e se projeta para fora do imperfeito. A moralidade é a liberdade voltada para o sujeito que dela se vale, por meio dela valora a sociedade e as pessoas, os fatos e acontecimentos, se projeta para dentro, é a liberdade para si.

O costume é a objetivação do que se mora no sujeito em termos de moralidade e a síntese(costumes) ente direito(tese) e moral(antítese), está a liberdade feita pelo objeto social e coletivo do comportamento.

Justiça e direito para Hegel

Estruturam-se no sentido do construir explicação para a critica das propostas do jusnaturalismo e da escola histórica. Hegel afirma sobre o conceito de direito e sua realização que é o único que possui realidade justamente por ele mesmo a assumir. Toda a realidade que não for realidade assumida pelo próprio conceito é a existência passageira.

É no conceito de direito que se deve deter toda a especulação jurídica, pois sua existência é racional, lógica.

Surgirá a justiça como a idéia que norteia a formação do próprio direito. Faz-se o direito por meio da legislação e os indivíduos agem para defesa e construção de seus direitos. Pode-se dizer que direito é o existir da vontade livre em sua essência. A ordem jurídica se coloca a serviço dos membros de um estado.

O crime é uma manifestação contraria aos anseios de ordem, controle e racionalidade inerentes ao ordenamento jurídico. Hegel trata os direitos reais e pessoais da mesma forma.

Direito e estado ético

O estado sem ordem jurídica não pode receber este nome. O que faz o estado um aparelho ético é o fato de manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com