TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Trifásicos E Potência Trifásica

Monografias: Sistemas Trifásicos E Potência Trifásica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Circuitos Elétricos II

Circuitos em Corrente Alternada (História)

Até o ano de 1882, a corrente contínua predominava nos sistemas de transmissão de energia. A corrente contínua funcionava muito bem com lâmpadas incandescentes e motores. As vantagens do uso da corrente contínua eram:

• Possibilidade do armazenamento de energia em grupos de baterias de forma a obter uma reserva energética para períodos de interrupção do fornecimento;

• Fácil associação em paralelo de geradores: podia-se ligar geradores menores a rede durante os períodos de maior consumo.

Porém, a tensão de geração e a tensão de fornecimento era a mesma. Um dispositivo que funcionava em 100 volts era alimentado por uma rede conectada a um gerador de 100 volts. Os sistemas elétricos consistiam em unidades de geração e alimentação com grossos condutores para a distribuição. As centrais de geração não podiam estar a mais de 2km dos centros de consumidores, pois a queda de tensão devido à resistência dos condutores era muito alta. Tensões mais elevadas não podiam ser utilizadas porque não havia tecnologias eficientes e de baixo custo para redução do nível de tensão.

Já no sistema de corrente alternada, implantado inicialmente por Tesla em 1887, podia-se utilizar transformadores entre as transmissões, as distribuições e os consumidores. As vantagens do sistema de corrente alternada era:

• A energia poderia ser transmitida em tensões muito mais elevadas: resultando em menos perdas para o sistema;

• A espessura do fio é inversamente proporcional à tensão utilizada: dessa forma, a construção das redes de transmissão e distribuição se tornavam mais baratas;

• Quanto maior a tensão de transmissão, maior o comprimento que se podia ter em uma linha.

• Aparelhos maiores de uso industrial, como motores e conversores de energia para uso no transporte ferroviário, podiam ser ligados à mesma rede que alimentava cargas domésticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com