TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre A Pedagogia

Trabalho Escolar: Sobre A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Kant explica que diferente dos animais que precisam de cuidados necessários apenas para garantir sua sobrevivência (alimento, abrigo), o homem é a única criatura que precisa ser educada, e diferencia-se dos animais justamente porque recebe uma educação, pela qual tornar-se disciplinado e humano.

A educação proposta por Kant compreende dois momentos: a disciplina (parte negativa) que é entendida como a força que impede o homem de desviar-se de seu destino, que o livra de sua selvageria, “a disciplina submete os homens às leis da humanidade e começa a fazê-lo sentir a força das próprias leis” (KANT, 2006. p.13),e a instrução (parte positiva), na qual o homem aprende as regras da vida em sociedade, e é orientado a agir guiado pela racionalidade, segundo princípios éticos propostos pela sociedade da qual faz parte.

Segundo o filósofo, enquanto os animais agem guiados por instintos de sua espécie, o homem necessita além de cuidados, também de uma formação, que para ele é a disciplina e a instrução, as quais devem ser aplicadas às crianças desde muito cedo, para que assim possam tornar-se pessoas cada vez melhores.

Aceitar a afirmação de que o homem é o único ser que precisa receber educação porque dispõe de uma racionalidade e de uma autoconsciência, é colocar como papel da educação a responsabilidade por tornar o homem àquilo que ele é. Com isso, Kant ressalta que a educação é transmitida por quem primeiro a recebeu de outros e, portanto, para que a educação se torne cada vez melhor é preciso bons mestres encarregados de transmitir os conhecimentos necessários às gerações futuras. Cabe então a geração atual “exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e de conformidade com a finalidade daquelas, e assim guie toda a espécie humana a seu destino” (KANT, 2006.p.19).

Por meio da educação o homem deve tornar-se disciplinado, culto, prudente e moralmente correto. Kant complementa esta reflexão dizendo que a instrução e a disciplina à quais o homem deve ser submetido não podem ocorrer de forma mecânica, e sim de modo que proporcione momentos em que o homem aprenda a pensar segundo sua razão.

Segundo a pedagogia kantiana, primeiro o homem deve ser disciplinado, precisa aprender as regras de convivência em sociedade, e deixar de lado as atitudes selvagens e os vícios, sendo que estes, para o autor corrompem o espírito do homem e prejudicam muito em sua formação. Depois de disciplinado, o homem deve ser instruído para agir conforme sua razão, discernindo entre o que é certo e errado, entre o que é bom e o que é mal, para que desta maneira suas ações sejam prudentes e moralmente corretas.

Outro ponto importante presente na obra, diz respeito a educar as crianças segundo um estado melhor da espécie humana, possível no futuro. Os pais precisam educar seus filhos para um mundo melhor, porém não o fazem. Em contrapartida continuam educando as crianças para o mundo presente, ainda que seja corrupto e injusto. Essa questão nos remete ás bases da pedagogia proposta por Kant: a disciplina e a instrução, como possível solução para educar as crianças e os jovens de hoje para uma sociedade melhor.

Comentários

O homem realmente deve começar desde pequeno a ser instruído para se tornrnar um bom cidadão. Atualmente os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com