TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Sociologia

RESPOSTAS:

3)

  1. Um fator que contribuiu para a inexistência da sociologia foi o fato de que as sociedades pré-capitalistas eram relativamente estáveis, o ritmo e o nível das mudanças eram razoavelmente lentos, não se percebendo a sociedade enquanto um problema para analise e investigações cientifica. Pensamento sociológico é a busca de compreensão e explicação da sociedade.
  2. Passando pela Antiguidade, pelo Período Medieval e Idade Moderna, estes pensamentos não tinham uma base sociológica, pois os filósofos dessa época acreditavam que Deus e a natureza controlavam a sociedade, teorizavam modelos de sociedades ideais requisitando às pessoas que seguissem esses modelos.
  3. Teoria evolucionista: em que se diz que, ao longo de milhões de anos, todas as espécies de seres vivos evoluíram.

Sociologia organicista: em que se fazia uma analogia do organismo vivo com a sociedade.

Positivismo: que deu os primeiros passos para a cientificidade da sociologia.

  1. Os principais fatores são: a Reforma Protestante, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
  2. A formação e o desenvolvimento da sociologia estão relacionados diretamente com a consolidação do capitalismo a partir da Revolução Industrial e da Revolução Francesa do século XVIII.
  3. A consolidação do capitalismo gerou uma grande influencia na sociologia, desenvolvendo as relações sociopolíticas, socioeconômicas, politico-ideológicas, que caracterizam a sociedade capitalista.

4)

  1. São representações de diferentes tendências ideológicas de compreensão da sociedade capitalista.
  2. Por causa de interesses opostos na sociedade capitalista que penetrou e invadiu a formação da sociologia, impedindo um entendimento comum por parte dos pensadores.
  3. Os profetas do passado conservavam a tradição da época como as instituições religiosas, monarquia e aristocracia feudal, defendiam a ordem e o equilíbrio da sociedade, ao contrario do positivismo que se preocupavam com os problemas da manutenção da ordem capitalista, da coerção física e da educação moral.
  4.  O socialismo utópico emprega o pensamento de ver ricos capitalistas partilharem suas riquezas com os pobres, eram utópicos porque criticavam o capitalismo e anunciavam os princípios de uma sociedade futura ideal. No Socialismo cientifico as ideias eram de bases econômicas, mas pretendiam mudar através de uma revolução socialista do proletariado, introduzindo a sociedade comunista como uma sociedade justa e igualitária.
  5.  O funcionalismo estabelece uma analogia entre a sociedade e o organismo biológico humano. Já o marxismo desenvolve novas perspectivas teóricas e praticas, implementando assim o socialismo real.
  6. A Escola de Chicago desenvolveu a investigação de campo, de dados empíricos neutros e objetivos, com procedimentos quantitativos e estatísticos. A Escola de Frankfurt critica a dominação da natureza para fins lucrativos, colocando a ciência e a técnica a serviço do capital.

5)

a)         Comte, Marx, Durkheim e Weber.

b)        Porque eram homens voltados para a ação, que desejavam introduzir determinadas modificações na sociedade.

c)        Porque procuravam extrair dele orientações para a ação, tanto para manter como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com