TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  28/7/2015  •  Ensaio  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  2.753 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE SANTA HELENA - TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Aluno: Manoel Augusto Carneiro de Queiroz

Questionário da pagina 29 do livro Aprendendo a pensar com a sociologia:

1. Você acredita que haja uma ciência do senso comum e ou uma visão de senso comum da ciência?

Resposta: Em minha opinião a uma visão do senso comum sobre a ciência, ou melhor, toda experiência feita por qualquer pessoa e que dê um resultado pode se tomar como uma verdade absoluta, sem levar em consideração fatos físicos, químicos, ou biológicos; pois os maiores conhecimentos do senso comum esta ligado a família, organizações, vizinhanças que são coesos pelas interações humanas regulares razão pela qual a sociologia esta intimamente relacionada ao senso comum. como exemplo podemos citar alguns acontecimentos regidos pela crença popular como  prever chuvas através de sinais da natureza; reza com folhas de pião roxo, experiência do dia a dia que embora ensinem muito não traz nenhuma confirmação cientifica sobre os acontecimentos, não podendo ser considera uma ciência.

3. Quais são os benefícios e os perigos associados ao processo de "desfamiliarização"?

Resposta: Pode ter benefícios bastante evidentes pois abre varias possibilidades de convivência com sigo mesmo, mais compreensão do que nos cerca na tomada de um eu mais completo, com a efetivação destes novos conhecimentos sociais podem nos proporcionar mais liberdade e controle sobre as situações. Como perigo talvez a maior liberdade possa causar alguns problemas sociais pois ao nos tornar mais sensíveis e tolerantes em relação à diversidade, criaremos um sentidos mais afiados e olhos mais abertos para os novos horizontes, além de experiências imediatas, a fim de explorar condições humanas até então imperceptíveis ao nosso ser.

        Achei a visão de desfamiliarização parecida com o enigma da caverna, que apos a visão do mundo fora da caverna, aqueles indivíduos passam a ter uma nova visão de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com