TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

CENA 5 – O ALMOÇO: cochilo, conversas e jogos.

A produção no canteiro de obras cessa durante o período de almoço, onde todos vão almoçar. A comida pode vir de fora por restaurantes que distribuem as refeições para as empresas presentes na obra, ou o próprio canteiro pode possuir uma cozinha para a produção das refeições.

Os sons oriundos das ferramentas e maquinas de trabalho, como marteletes e tratores, são substituídos por gritos e berros eufóricos de alguns grupos de trabalhadores que se aglomeram para se divertir com jogos e brincadeiras para descontrair e aliviar o estresse durante o dia de trabalho. Entre esse que aproveitam o horário para diversão, um dos jogos preferidos pela grande maioria é o dominó, até por ser o mais simples e rápido de todos participarem, garantido interação entres os indivíduos e diversão para todos. Mas não ficam somente com o dominó, a presença também da turma que prefere jogos de cartas, e até “jogar bola” durante o intervalo.

Geralmente aqueles que desempenham trabalhos mais pesados e que exigem grande esforço físico preferem descansar e dormir, todavia, fazem de qualquer lugar mais afastado da “turma do barulho” uma cama improvisada: seja sobre papelão, pedaços de isopor, ou folhas de maderite, um momento de recuperar as energias para o trabalho que seguirá no período da tarde.

CENA 6 – Hora do Banho.

Com o passar dos anos as empresas vem melhorando a condição de vivencia dentro do canteiro de obra, desde alojamentos mais aconchegantes e adequados, a banheiros que possam garantir o mínimo de dignidade para os operários da construção civil. Dentre estes estão chuveiros elétricos para ao menos possibilitar à aqueles que preferirem: água quente.

O momento de liberdade, de sensação do fim de um dia puxado e exaustivo de trabalho vem com o tocar da sirene indicando o final do expediente no canteiro de obra, e em sequência, um banho para limpar o corpo, sentir-se lavado do trabalho árduo do dia. Todos depois do banho vestem-se com camisa e calça jeans diferentes daquela roupa que apouco utilizavam na obra, e vão embora para suas casas trajadas como pessoas “normais” assim dentro da sociedade, a qual difere do ambiente, ou “realidade”, que passam dentro do canteiro de obras.

CENA 7 – Bebida Alcoólica

Não é de hoje que a sociedade sabe dos males do consumo de bebida alcoólica em momentos não destinados a confraternizações em locais adequados para tal e seu consumo moderado. Pois então, do mesmo modo que consequências graves podem ocorrer com quem faz uso de bebida alcoólica e assume a direção de veículos automotores, por exemplo, também pode acarretar em acidentes graves e até fatais dentro do canteiro de obras.

O combate ao uso de bebidas alcoólicas é compreendido como essencial pelas equipes de administração das obras, pois afeta a segurança e produtividade dos operários. E também averígua-se as condições dos trabalhadores se eles apresentam sinais de “ressaca”, pois alguns apesar de, por exemplo, festejarem durante o fim de semana e chegar ao trabalho na segunda feira apresentarem sinais de somente “ressaca”, outros ainda estão embriagados e de “ressaca” também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com