TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil teve seu apogeu inicial principalmente apartir da introdução do rádio (1920), da televisão (1950) e da internet (1990) no cenário nacional respectivamente, mostrando assim, que apesar de tantos outros campos da indústria cultural, como por exemplo, jornais, cinema e livros, estes meios comunicativos foram de fato os propulsores do crescimento exorbitante dessa “indústria nacional cultural”.

A explicação pelo fato de não existir uma diversidade industrial cultural sendo fortemente responsável pelo avanço cada vez mais evidente da indústria cultural, restringindo alguns campos desse cenário cultural, se deve ao fato destes campos não serem tão expressivos e o pouco acesso da população aos mesmos.

A transmissão de rádio iniciou-se no Brasil em 1922, com finalidades não comerciais. Entre 1930 e 1950, a transmissão a rádio passou a impulsionar de fato o cenário da indústria cultural. Isso se deve ao fato da autorização da publicidade nas transmissões, arrecadando mais dinheiro, como consequência, e permitindo assim uma transmissão ampla para quem antes era impossibilitado de sintonizar os programas.

Por volta de 1960 e 1970, a televisão entrava em cena, e como consequência, o rádio começou a decair. Com a intensificação da programação televisiva, as transmissões via rádio perderam audiência e tiveram uma diminuição bastante significativa da publicidade (patrocinadores, anunciantes...) voltando somente a tomar um novo impulso na segunda metade da década de 1980 com a introdução das emissoras FM, o fim da censura (oriundas da ditadura militar) e a volta dos investimentos publicitários.

Não muito diferente do rádio, a televisão por sua vez, desempenhou papel extremamente importante na indústria cultural brasileira. Além de também ser um meio comunicativo, a televisão possibilitava o Estado o poder para conceder e cancelar concessões, além de também obedecer às determinações do mesmo. As telecomunicações foram extremamente importantes quanto às questões militares, pois foram adotadas como estratégias para por em prática a política desenvolvimentista da época. Dessa forma, a televisão teve um desenvolvimento enorme, tudo isso devido à forte contribuição do poder público.

Em meio a tantos aspectos culturais relacionados à indústria cultural, o que pode-se perceber é que ambos os campos desse cenário nacional industrial são capazes de integrar e relacionar as pessoas, a exemplo do rádio e da televisão quando é apontado sobre a publicidade, investimentos e os interesses pessoais, e fazer com que as mesmas tenham interpretações diferentes de inúmeros fatos, entrando em cena e presente de forma constante nos dias de hoje a internet, que além de socializar as pessoas, apresentam inúmeras informações e conclusões a respeito de fatos que podem influenciar de certa forma várias pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com