TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solidao X Conpanhia

Exames: Solidao X Conpanhia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  229 Visualizações

Solidão X Companhia

Para tratar deste paradoxo precisamos primeiro rever nosso conceito sobre estar acompanhado. Companhia é definida exclusivamente pela proximidade física de outro indivíduo? Certamente que não. Mas como podemos estar tão próximos e, ao mesmo tempo, tão distantes?

Lembro-me de Oswaldo França Jr. em “Eu não o conheci”: não é de hoje que a busca por conforto e praticidade na sociedade do consumo tem colocado outras “prioridades” na frente das pessoas, afastando quem mais queremos agradar.

Efeito parecido tem sido visto mais recentemente com o crescimento da internet, a facilidade e a agilidade nas comunicações, “aproximando quem está longe e afastando quem está próximo”, como se costuma dizer. Não é raro ver famílias reunidas em casa, porém pessoas caladas, cada uma conversando com seus próprios amigos pelo computador.

Outro problema gerado pela internet, sobretudo pelas redes sociais, é a facilidade de manter muitos “amigos”, tornando a relação superficial e trazendo uma falsa sensação de proximidade sem que possamos contar com verdadeiros Amigos.

Deste modo, podemos estar criando um estado interno de solidão mesmo em meio a tantas companhias, uma percepção que pode causar sérios abalos psicológicos levando à depressão, doença tão comum no mundo moderno.

Por isso, devemos sempre avaliar nosso comportamento, nossas relações com outras pessoas como nossos amigos e família, controlar nossa dependência e independência de maneira satisfatória, a fim de manter uma relação equilibrada e saudável para ambas as partes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com