TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sonho Grande

Casos: Sonho Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

Comparamos o livro Sonho Grande na área da filosofia que entra a cultura onde o “Triunvirato” preza pela simplicidade, meritocracia e redução de custos. Em uma cultura eficaz e implacável não há espaço para um baixo ou médio desempenho. Já quem traz grandes resultados e um ótimo desempenho tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

“[...] Todos valorizam a simplicidade e não dão a menor bola para hierarquia. Estão mais preocupados em construir empresas duradouras do que em aparecer em listas dos empresários mais ricos do mundo. [...]”.

A simplicidade era cultivada através do corte de custos “[...] Na InBev, onde custos alto sempre foi sinônimo de pecado, não havia a menor possibilidade de existirem excentricidade desse tipo.[...]”eles não mantinham luxo desnecessário para impressionar os outros: os gastos devem ser sempre controlados para aumentar o lucro.

A simplicidade também se aplica em suas vestes “[...] Chegou lá de calça jeans, de dockside sem meia, com relógio de mergulhador no pulso e carregando uma mochila. [...]”.

No capitulo “Os ‘invasores’ da Anheuser-Busch” na página 21 notamos que a cultura adotada pelo trio é a meritocrática e vemos isso na seguinte citação “[...] e que fez história no Brasil por ter incorporado conceitos então quase desconhecidos por aqui, como meritocracia (remunerar e promover funcionários com base apenas em seu desempenho, sem levar em conta fatores como tempo de casa) e partnership (oferecer aos melhores a oportunidade de se tornarem sócios da firma) [...]”.

A meritocracia é baseada no mérito na qual as recompensas são conquistadas na medida em que os colaboradores vão atingindo o resultado esperado dentro da organização.

O trio adotou a meritocracia com o intuito de que seus funcionários obtivessem melhores resultados produtivos e assim os que mais se dedicassem teriam consequentemente mais prestígios, reconhecimento e oportunidades de crescimento dentro da empresa e tudo isso seria ganho por seu próprio mérito e esforço.

E por quererem um negocio duradouro o trio resolveu passar seus ideais, sua cultura e simplicidade adiante, esse fato acontece no capitulo “A formação do triunvirato”, na pagina 106 vemos a cultura adotada pelo trio “[...] Embora não participassem do dia a dia das empresas de seus pais, os filhos de Jorge Paulo, Marcel e Beto estão sendo preparados para assumir o papel de herdeiros. O treinamento começou cedo e inclui uma série de atividades. Todas as mulheres já assistiram às aulas de contabilidade. Os filhos mais jovens aprendem lições de como lidar com dinheiro e depois levam a teoria para a vida real [...]”.

Nesse caso a cultura se baseia no fato do trio transmitir seus conhecimentos aos seus futuros sucessores da empresa, esse treinamento foi lhes dado com o objetivo de que os herdeiros permanecessem juntos para que defendessem o patrimônio no qual seus pais conquistaram com muito sacrifício, luta e suor. Com esse ato, o trio estava preparando seus filhos para um dia se tornarem grandes administradores e assim passando seus ideais e cultura de geração para geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com