TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suzana e o mundo do dinheiro (resumo)

Por:   •  29/9/2016  •  Abstract  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.835 Visualizações

Página 1 de 3

Querida amiga Luyza,venho através desta carta lhe falar um pouco sobre um livro que li,que trás por título “Suzana e o mundo do dinheiro”.Uma das ques-tões abordadas por ela,é o porque das funções domésticas não serem caracte-rizadas como um trabalho. “Isso leva a economia reconhecer como trabalho somente aquele trabalho que dá dinheiro” (2008,p.23),é claro que isso é um absurdo,deve sim ser considerada um trabalho as funções de uma dona de casa,apesar de não gerar uma renda,é resultado de esforço e dedicação.

Veja também que interessante o que descobri amiga,no mundo em que nós vivemos é necessário usar duas lentes para enxergá-lo.Mas quais são as duas lentes indicadas no livro para enxergar o mundo?Uma é utilizada apenas pelo economista moderno,onde somente o trabalho que produz dinheiro é o que conta na atualidade,porém,existem outras que estão esquecidas lá no fundo do baú. “Proponho que brinque com ela.Que troque de lentes .Verá então que seu trabalho e das mães nos cuidados de casa,são trabalhos iguais os das empresas” (2008,p.32).Seria ótimo se todos enxergassem o mundo dessa forma,não é mesmo Luyza.

Repare que as pessoas de hoje em dia só pensam em dinheiro e mais dinhei-ro,tanto que os produtos que compramos nem duram mais tanto tempo.Mas agora eu me pergunto amiga,qual é o objetivo de fabricar esses produtos de pouca duração? Claro! A mercadoria estragando rápido as pessoas tem mais necessidades de comprá-la novamente,gerando assim mais dinheiro às em-presas,como Suzana diz: “Sabemos que todas as empresas fabricam mais e mais produtos.E quanto mais fabricam mais querem vendê-los a todo cus-to”(2008,p.47).

Pense num livro maravilhoso Luyza,ele fala também da formação das dívidas de um país,e você sabe como elas se formam mesmo? “A verdade é que mui-tos governos de países mais pobres como o nosso,gastam o dinheiro empres-tado em coisas sem maior importância,sem se preocupar com o futuro e com o bem-estar de seu país”(2008,p.53).Com este trecho já dá pra entender tudo, “né amiga”.

Outra questão abordada no livro por Suzana e que me chamou bastante aten-ção,foi o porque das mulheres terem salários menores que o dos homens. “Muito menos ficava clara a razão de os homens ganharem mais dinheiro do que as mulheres,nem porque estas teriam de se subordinar aos homens nos empregos”(2008,p.73).Veja se isso não é intrigante,muitas mulheres se esfor-çam em seus trabalhos,tanto quanto alguns homens e não é justo existir desi-gualdade entre ambos,já que vivemos num país democrático.

Com o livro eu pude perceber que a questão da boa educação não ser para todos,não intrigava só a mim,mas também a Suzana. Ela diz que há dois tipos de escola: a particular e a pública. Na particular estudam os filhos dos ricos e ela é melhor. Qual seria então o objetivo da escola? Seu papel é formar cida-dãos,mas estão educando para ganhar dinheiro. E por que elas fazem

isso? “Por causa da ganância das empresas; para ganhar dinheiro à custa da educação”(p.90).

Suzana é uma garota que sonha em mudar o mundo,e uma de suas propostas para isso,é regulamentar a durabilidade das inovações tecnológicas. Com a durabilidade maior desse produtos,teríamos menos desperdício e o consumis-mo consequentemente diminuiria como diz Suzana na p.108 do livro.

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com