TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÃO TOMAS DE AQUINO

Casos: SÃO TOMAS DE AQUINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Especial Cinco Vias de São Tomás de Aquino - 1ª Via - A Via do Movimento

Nesse mês de setembro traremos a vós, caros leitores, um especial cheio de bom conteúdo. Serão cinco postagens especiais com o tema "As Cinco Vias de São Tomás de Aquino". Em cada um dos posts trataremos sobre uma das vias, de maneira simples e direta, com direito a citações da magnifica obra de São Tomás de Aquino, a Suma Teológica.

Espero que aproveitem o bom conteúdo intelectual, comentem e divulguem!! Obrigado e fiquem com Deus!!

Curta nossa página no Facebook.

São Tomás de Aquino (1224-1274) foi um dos mais importantes teólogos da história da Igreja Católica. Suas obras são conhecidíssimas no meio teológico e filosófico, sendo um nome mais do que necessário a ser estudado pelas pessoas que se interessam por filosofia e teologia. As obras de maior impacto escrita por São Tomás de Aquino são a Suma Contra os Gentios e a Suma Teológica.

Na Suma Teológica encontramos uma das mais importantes teses de São Tomás de Aquino, conhecida como As Cinco Vias da Prova da Existência de Deus. As Cinco Vias nada mais são do que cinco maneiras de se provar a existência de Deus. Os argumentos de São Tomás de Aquino são tão refinados que ainda hoje fazem parte do arsenal de qualquer apologista cristão que se preze. Seus pensamentos formaram a base para os argumentos mais poderosos que encontramos hoje, como o Argumento Cosmológico.

Hoje vamos abordar a primeira via da prova da existência de Deus. São Tomás de Aquino diz que esta é a mais evidente via de prova e ela toma como base o movimento. Mas antes de adentrarmos ao assunto, devemos ter em mente alguns conceitos fundamentais.

Ato e Potência

O conceito de ato e potência é algo simples, porém não pode ser negligenciado, pois comprometeria a compreensão de todo o argumento. Basicamente, Ato é aquilo que já é, e potência é aquilo que pode vir a ser. Por exemplo, uma semente é somente uma semente em ato, mas é também uma árvore em potência, pois pode se tornar uma árvore um dia.

A Via do Movimento - Argumento do Primeiro Motor Imóvel

"É certo, e está de acordo com nossa experiência, que algo se move no mundo. Tudo o que se move é movido por outra coisa... já que mover não é senão fazer algo passar de potência para ato; ora, mas nada pode passar de potência para ato senão por meio de um ser que já está em ato..."

É claro para todos nós que as coisas se movem no mundo, e isso é facilmente perceptível pelos nossos sentidos. Isto é tão claro como a água, a não ser que seu nome seja Parmênides e você acredite que o movimento não passa de uma ilusão. Acredito que este não seja seu caso, então vamos adiante.

São Tomás de Aquino afirma que mover nada mais é que fazer algo passar de potência para ato, e que isto somente pode ser feito por um ser que já esteja em ato. Um exemplo que ele cita para elucidar o conceito é o fogo, que é quente em ato, que torna a madeira, que é quente em potência, em quente em ato. Somente algo que já é quente, como o fogo, pode tornar algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com