TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

São Tomas De Aquino

Trabalho Escolar: São Tomas De Aquino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

Vida de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino nasceu por volta de 1224 em um castelo localizado em Roccasecca na Itália. Filho mais novo de uma família de origem nobre, Tomás começou sua instrução inicial em Monte Cassino, aos cinco anos de idade, mas depois do conflito militar que ocorreu entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX na abadia, no início de 1239, Tomás foi matriculado na studium generale (universidade), que havia sido criada recentemente por Frederico II em Nápoles. Tal acontecimento foi de suma importância para a formação da sabedoria de São Tomás de Aquilo, provavelmente foi lá que ele conheceu as obras de Aristóteles, principal expoente e influência de sua filosofia teológica.

Estudou Filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Em Paris, tornou-se discípulo de Santo Alberto Magno que se impressionou com a sua inteligência.

Tomás foi ordenado Sacerdote no reinado de Luís IX, no ano de 1250, dois anos depois começou a ensinar na Universidade de Paris. Teve uma vasta obra e diversos resumos e amplificações de suas palestras e seu primeiro grande trabalho foi a Scripta Super Libros Sententiarum (Escritos sobre os livros das Sentenças, em tradução livre) escrito em 1256, que fazia comentários sobre o livro Sententiarum Libri Quatuor (Quatro livros de Sentenças), um influente trabalho relativo dos sacramentos da igreja escrito pelo teólogo italiano Pedro Lombardo. Foi doutor em teologia e em 1256 é nomeado mestre de filosofia na Universidade de Paris. Atuou com consultor do tribunal papal a partir de 1259, após ser convocado pelo Papa Alexandre IV, em função disto Tomás de Aquino se mudou para Roma. Voltou a Paris em 1268 e em 1272 foi para Nápoles onde organizou uma nova escola dominicana.

Durante uma viagem para o Concílio de Lyon, Tomás de Aquino adoece gravemente e no dia 7 de março 1274 faleceu aos 49 anos, em Fossanova, na Itália, neste dia morreu um importante representante da filosofia teológica, foi canonizado em 1323 pelo Papa João XXII.

Filosofia, ética e pensamento de São Tomás de Aquino.

São Tomás de Aquino teve com marcante em sua filosofia promover o retorno cristão à filosofia grega através da fusão do aristotelismo com o cristianismo. Além da Teologia, tratou também em sua filosofia de temas metafísicos, políticos e sociais de uma forma racional. Uma de suas contribuições para a filosofia teológica foi o Tomismo, considerada a mais importante e influente doutrina filosófica da doutrina do cristianismo. É chamado de Tomismo o conjunto de doutrinas teológicas e filosóficas de São Tomás de Aquino.

O mérito da filosofia de Tomás de Aquino está exatamente em aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã. Segundo Tomás os dois conceitos não se chocam nem se confundem, mas são distintos e harmônicos. A teologia é denominada como uma ciência suprema fundamentada na revelação divina, e a filosofia, sua auxiliar e cabe à filosofia demonstrar a natureza e a existência divina em plena harmonia com a razão.

Por tudo isso Tomás de Aquino é considerado racionalista e segundo ele a essência humana é ser dotado de razão e de intelecto especulativo. Sobre a alma considera que ela é a forma essencial do corpo, subsistente, imortal e única. Tomás de Aquino afirmava que o corpo era uma matéria perecível que ajudava a alma a se tornar perfeita para seu criador, isto é, Deus. Como dizia que o homem situava-se dentro das escalas dos seres entre os anjos (que estão acima) e os animais (que estão abaixo) ele conceituou que a alma preenchia a vida dos homens, dos animais e até dos vegetais, sendo assim, dividiu-se ela em três partes: vegetativa, sensitiva e intelectual, todas elas com grande influência do pensamento aristocrática.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com