TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome de Asperger

Seminário: Síndrome de Asperger. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

De acordo com a definição da 4º edição DSM IV ( APPA, 1995) os transtornos invasivos do desenvolvimento, caracteriza-se por prejuízo severo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados. Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível do desenvolvimento ou idade mental do individuo.

A síndrome de asperger é uma doença de uma etiologia desconhecida, caracterizada por transtorno na interação social que acomete crianças em especial do sexo masculino, cujos sintomas guardam semelhanças com aqueles do autismo. ( revista de medicina e saúde de Brasília, 2013).

Ao longo do tempo muitos foram os termos utilizados para definir esta síndrome, gerando grandes confusões entre pais e educadores. Síndrome de asperger é um termo aplicado ao mais suave e de alta funcionalidade daquilo que é conhecido do que é espectro de desordens pervasivas ( presentes e perspectiveis a todo tempo) de desenvolvimento ( espectro do Autismo).

Apesar de existir grandes semelhanças entre a síndrome de asperger e o autismo, crianças que possuem esta síndrome geralmente apresenta um QI elevado.

O conceito de dificuldade de aprendizagem se da através de um termo genérico que se refere ao um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas no uso da audição, fala leitura, escrita, raciocínios ou habilidades matemáticas. Apesar de que uma dificuldade de aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes (por exemplo, deficiência sensorial, retardo mental, distúrbio social e emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é o resultado direto dessas condições ou influências.

Esta pesquisa visa entender e compreender qual a relação da criança portadora da síndrome de asperger com as dificuldades de aprendizagem se existe relação, ou se são situações separadas. Se quem é, por exemplo, síndrome de asperger necessariamente tem alguma dificuldade de aprendizagem. Ou se apresentar dificuldades de aprendizagem esta necessariamente relacionado à síndrome de asperger.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com