TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filosofia

Trabalho Escolar: Trabalho Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  5.918 Visualizações

Página 1 de 2

1- explique o que é a ignorância.

Ignorância é a capacidade que o ser humano tem em contradizer a lógica dos fatos com pensamentos medíocres e sem fundamento. Uma coisa é ser ignorante por falte de conhecimento, outra totalmente diferente é ser ignorante tendo conhecimento dos fatos.

2- Qual a diferença entre ignorância e incerteza?

A ignorância ocorre quando a pessoa desconhece totalmente um assunto. A incerteza, como o próprio nome diz, é a falta de certeza, a pessoa tem algum conhecimento mas não domina totalmente tal assunto.

3- Por que a dúvida, a decepção e o espanto podem despertar o desejo da verdade?

Porque em cada uma dessas condições o homem se defronta com uma incógnita... Todso esses "sentimentos" deflagram uma pergunta, uma interrogação. O "status quo" não mais é suficiente, é preciso partir em frente em busca de respostas, e a verdade, ainda que distante, e para tantos uma quimera, é de longe a resposta mais sólida.

4- Explique como funciona a propaganda segundo o que leu no capítulo.

A propaganda fornece ao receptor uma visão feliz do mundo, visão essa que ele tinha quando criança, sendo assim na adolescência ele se decepciona pois de dá conta de que esse mundo ‘faz de conta’ não existe, então ele assiste essa propaganda e lembra do mundo ‘faz de conta’ perfeito que ele tinha quando criança e acredita na propaganda.

5- Quais os dois tipos de busca da verdade?

Um dos tipos surge na decepção, na incerteza e na insegurança, por si mesmo, exige que saímos de tal situação readquirindo certezas. O outro nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade.

6- O que é duvida metódica de Descartes?

È a aceitação de um conhecimento, ideia, fato ou opinião somente se passado pela critica da duvida, os quais só são considerados validos e verdadeiros se resistirem ao processo da duvida.

7- O que é argumento do sonho de Descartes?

Descartes diz que não possuímos critérios para distinguir sonho e vigília, e portanto, não temos nenhum critério racional para afirmar que o mundo existe ou que ele não é um sonho pois quando sonhamos, estamos convencidos de que a realidade sonhada existe e que a conhecemos tal como é, e de maneira que não há diferença entre percepção da realidade pelo sonhador e a percepção do mundo por aquele que esta desperto.

8- Qual a primeira verdade indubitável encontrada por Descartes? explique como ele chegou a ela.

A primeira verdade é "eu penso". O raciocínio é: eu penso, pois, se eu duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com