TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

UNIGRAN

Curso de Pedagogia

Disciplina: Sociologia da Educação

Professora: Magda Maciel de Oliveira

Aluno(a): Priscila Neves da Silva

RGM:0532628

Polo: Brasília

Atividade – Aula 03

  1. Para Ferreira (1993) as ciências sociais designam como socialização o processo que faz com que os homens se tornem seres sociais, pois é através da socialização que aprendemos a viver em sociedade”. Em termos mais precisos o que seria a Socialização?

Resposta: Socialização  é a dinâmica da transmissão de cultura, o processo pelo qual os homens aprendem as regras e as práticas dos grupos sociais. A socialização é um dos aspectos de toda e qualquer atividade em toda a sociedade humana.

  1. O papel social pode varia ao longo do tempo numa mesma sociedade, mostrando que a sociedade é dinâmica. Justifique esta afirmativa.

Resposta: Sim, ela  pode variar de acordo com a classe social e as diferentes culturas. A sociedade contemporânea tem características relacionadas às novas formas assumidas pelo trabalho a alta competitividade e exigência de qualificação da mão de obra faz com que a educação se ajude a alcançar uma formação diferenciada e atualizada. A educação é uma despertar de talentos que podem contribuir para as atividades econômicas do país e para a mobilidade social.

  1. Podemos classificar os mecanismos de controle social, como positivos e negativos. Explique a diferença entre eles:

Resposta O controle social de maneira geral surge como meio de impedir que os indivíduos hajam impelidos, não só, por seus próprios impulsos, criando regras, organizações, etc, para regulamentar o comportamento dos indivíduos e grupos sociais. O controle social positivo implica na forma estimular o individuo que tem um papel aceitável na sociedade, que cumpre as regras e o controle negativo puni de alguma forma o indivíduo que não se enquadra nas regras aceitáveis.

Atividade – Aula 04

  1. Gramsci recorreu ao conceito de hegemonia para definir a situação em que uma classe consegue a adesão de várias outras ao seu projeto político. Dessa forma, a ideologia seria a responsável por garantir a coesão entre várias classes, na medida em que as unificava em torno de uma visão de mundo comum. Por que o controle sobre as instituições educacionais é um dos mecanismos mais importantes para uma classe manter ou conquistar a hegemonia?

  1. O que seria currículo oculto?
  1. A educação pode ser um agente de mudança social”, justifique:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com