TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da alma e das virtudes de Platão

Por:   •  4/5/2018  •  Dissertação  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da alma e das virtudes de Platão

Platão defende em sua teoria que a alma humana é formada por três partes distintas, cada uma se encarrega de uma função. A primeira parte é chamada de APETITE, responsável pelo desejo e pelos prazeres humanos, sendo necessária para a reprodução da espécie. É irracional. Também é formada pela temperança, que é o controle do desejo. A segunda parte é a VONTADE, sua principal função é defender o corpo contra tudo, responsável pela coragem, força de vontade e pelo impulso. Também é irracional. A terceira é a RAZÃO, parte que é responsável pelo saber e pela sabedoria, pelo conhecimento teórico próprio do ser humano. Sendo a parte racional, cabe a ela ser capaz de dominar as outras duas partes irracionais. A virtude é definida como capacidade de realizar a tarefa que lhe é inerente.

Essa teoria e as ideias de Platão sobre Educação Física e Educação Artística podem se aplicar ou não na educação de hoje?

Para Platão, o conceito de corpo saudável (relacionado à Educação Física) está ligado intimamente a uma mente sadia, pois ambos se influenciam. Na educação atual ainda existem as ideias de Platão, mas elas não são comumente aplicadas, porque em muitas escolas ainda não se valoriza a importância da Educação Física para o desenvolvimento tanto corporal quanto psíquico dos alunos. Muitos professores, formados em Educação Física, insistem em somente “atirar” uma bola para que os alunos joguem, não importando-se com a integração da turma, visto que nem todos participam ativamente, e negando-lhes o conhecimento de outras modalidades de esportes, geralmente focando no futebol.

Já com relação a Arte, Platão critica as obras de arte que se limitam “copiar” a natureza. Assim como acontece no ensino de Educação Física, também se pode notar o descaso no ensino de Educação Artística. Salientamos que nem todas as escolas agem assim, mas infelizmente ainda existem aquelas que não dão valor a estas disciplinas. Inicia-se com o fato de que, para o docente ministrar aulas de Educação Artística, ele “não necessita” obrigatoriamente possuir uma graduação na área das Artes. Sabe-se também que, as vezes, somente se é trabalhado com desenhos, tanto de um tema escolhido aleatoriamente pelo professor quanto o de “livre escolha” pelo aluno. Não existe um trabalho focado, além dos desenhos, na música, na dança, na pintura, na escultura etc; o que pode ser ocasionado não somente pelo descaso, mas também pela falta de recursos financeiros da escola e da comunidade discente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com