TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese: Angustia

Ensaios: Tese: Angustia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

O sentimento que nos coloca como coisas no “sistema” moderno é a angústia!

O ser humano vem perdendo a capacidade de pensar sobre o que realmente deseja ou necessita, perde aquilo que o define como humano e acaba-se tornando “coisa” no sistema moderno. O individuo permite esse processo em suas atitudes e comportamentos pois tem uma energia que não está sendo canalizada devidamente e isso dá vazão ao surgimento da angústia que faz com que o ser humano acabe satisfazendo por um determinado período a falta de afeto (alegria, atenção, carinho) e muitas vezes a falta de sentido real para sua existência através do consumo irracional.

Toda tensão, conflito, frustração geralmente é descarregada num comportamento compulsivo, onde muitos compram para serem aceitos em determinados grupos sociais, outros consomem devido à alguma frustração, desilusão amorosa, profissional. Muitos pais acabam atendendo todos os pedidos dos filhos, enchendo-os de presentes apenas para compensar a ausência, a falta de carinho e atenção. Fazer compras nos propicia um grande prazer e nos faz esquecer, nos sentimos aliviados de qualquer tensão emocional acumulada. Um dia estressante de trabalho, um desentendimento com o chefe, uma nota baixa na prova, uma briga com o namorado, tudo isso acaba sumindo por um determinado tempo da nossa consciência, mas logo isso tudo volta novamente, o que nos leva a consumir mais e mais.

Somos mobilizados pela mídia e pela propaganda para consumir sem freios até produtos que não queremos ou precisamos. O individuo é levado a agir de forma passiva de acordo com o sistema, aceitando a tudo que é imposto ou pedido sem ao menos perceber a interferência diária disso em tudo em sua vida, pois o consumo desenfreado está fazendo com que as empresas, as corporações só tenham como preocupação o fato de produzir cada vez mais para atender essa demanda, visando apenas o lucro, a sua conta bancária, sem se preocupar com o bem estar comum da humanidade, com o meio ambiente, com as forças de trabalho que estão sendo exploradas em regiões menos subdesenvolvidas, onde muitas corporações vêm como um excelente negócio um ataque terrorista ou uma guerra, enxergando apenas o quanto podem lucrar com tudo isso.

Temos que rever, refletir sobre a forma como estamos vivendo. Não podemos nos tornar escravos de um sistema que nos conforta com bens materiais. Temos que pensar de forma inteligente, procurar viver de uma maneira mais simples porém muito mais feliz, buscar prazer nas pequenas coisas, como nossos momentos com a família, valorizar mais as amizades verdadeiras, procurar um sentido real para nossa vida, e não viver somente através de consumo, de coisas materiais, não deixar que o consumismo seja como um escape, uma fuga para não encararmos a realidade.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »