TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tgteoria Das Orgamizaçoes

Trabalho Universitário: Tgteoria Das Orgamizaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

– Qual foi a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração?

A Administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antigüidade. Sócrates, filósofo grego (470 a.c. - 399 a.c.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão (429 a.c. - 347 a.c.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

Aristóteles (384 a.c. - 322 a.c.), discípulo de Platão, deu o impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:

1. Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania).

2. Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia).

3. Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

Durante os séculos que vão da Antigüidade ao início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações distanciadas dos problemas administrativos.

5 – Qual foi a contribuição de René Descartes para a Administração?

Criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época.

Na Filosofia, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano, cujos princípios são:

1. Princípio da dúvida sistemática ou da evidência. Consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência - clara e distintamente - aquilo que é realmente verdadeiro. Com essa dúvida sistemática evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.

2. Princípio da análise ou de decomposição. Consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução e resolvê-las cada uma, separadamente.

3. Princípio da síntese ou da composição. Consiste em conduzir ordenadamente nossos pensamentos e nosso raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de se conhecer, para passarmos gradualmente aos mais difíceis.

4. Princípio da enumeração ou da verificação. Consiste em fazer recontagens, verificações e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado à parte.

O método cartesiano teve influência decisiva na Administração: a Administração Científica, as Teorias Clássica e Neoclássica tiveram muitos de seus princípios baseados na metodologia cartesiana.

6 – Qual foi a influência da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na Administração?

A Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização.

Através dos séculos, as normas administrativas e os princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos Estados (como era o caso de Atenas, Roma etc.) para as instituições da Igreja Católica e da organização militar. Essa transferência se fez lentamente porque a unidade de propósitos e objetivos - princípios fundamentais na organização eclesiástica e militar - nem sempre é encontrada na ação política que se desenvolvia nos Estados, movida por objetivos contraditórios de cada partido, dirigente ou classe social.

Desenvolveu uma relação altamente centralizada de autoridade e responsabilidade, ocasionou em muitos conflitos entre centralização e descentralização existentes até hoje. Essas características além do grau de imposições de diretrizes, doutrinas, procedimentos, entre outros são uns dos principais fatores de diferenças de seitas cristãs.

Conclui-se que esta estrutura eclesiástica serviu de modelo para várias outras instituições que por sua vez aplicaram diversas normas, princípios administrativos utilizados na Igreja.

7 – Qual foi a influência da Organização Militar?

Com o passar do tempo, o aumento de operações militar ocasionava no crescimento de delegação de autoridade. Entre (1769-1821) Napoleão, além de gerenciar o seu exercito tinha como responsabilidade de vigiar o campo de batalha. Provém de que em grandes lutas o comando operacional das guerras passou a exigir uma ampliação dos princípios, ou seja, das táticas já utilizadas no campo de batalha, levando a propor a um planejamento e controle centralizado, ocasionou também a descentralização na execução de suas táticas.

A hierarquia dentro da organização militar é tão antiga quanto à guerra, pois a necessidade de haver um Estado-Maior, sempre foi primordial ao exercício militar. Enfim, o quartel general apareceu graças à idéia de Estado-Maior com a Marca de Brandenburgo, com o desejo de aprimorar a estrutura na organização militar foram feitas algumas inovações com a criação do Staff (Estado-Maior) servindo para assorear o comando militar. Eram feitos planejamentos para a execução de tarefas, os oficiais tinham acessórias e trabalhavam independentemente separados conforme o planejamento. Os oficiais eram transferidos para as posições de comando (linha) de acordo com suas experiências e sua formação no Estado-Maior.

Analisa-se que nas guerras eram necessários estratégias, táticas, planejamento, como também dar cargos, para que ocorresse tudo bem no campo de batalha. O militarismo contribuiu bastante para o surgimento da administração com a sua formação, estrutura e organização.

8 – Em que aspectos a Revolução Industrial provocou o ambiente propício para o surgimento da moderna Administração?

A criação de grandes maquina o desenvolvimento do sistema de fabricas... Os artesãos e suas oficinas desapareceram. O surgimento das estradas de ferro.

9 – Qual foi a influência dos economistas liberais?

Com os economistas liberais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com