TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Theodor Adorno

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Para Theodor Adorno a educação requer a retomada de princípios de civilidade humana, não quer uma educação de dominação e barbárie. Ele acredita que há uma regressão dos padrões civilizatórios. Para o autor o ensino deve promover a consciência critica para combater a indústria cultural. O conhecimento está se transformando em lucro.

A arte perdeu o seu caráter emancipatório, deixa de ter conteúdos críticos e deixa de ser produto da razão. A arte passou a ser um bem produzido pela indústria. Adorno quer que a arte volte para o seu caráter crítico, e não que vire mercadoria.

        O indivíduo quando perde a critica, ele perde a noção de contradição, não consegue pensar que em uma história existem dois lados, ele passa ater uma visão ciclópica, não reconhece mais a existência de opiniões. O homem nessa situação perde o contato com a verdade, pois, visa apenas o lucro, assim ele vai usar a ciência para o mal, resultando em barbáries.  

O caminho para uma boa educação é preciso formar um indivíduo culto, com conhecimentos científicos, humanos e artísticos, preparado para uma vivência democrática. A perspectiva sociológica de seu pensamento fazia com que ele considerasse a escola como a instituição capaz de formar o homem não dominado, pleno de autonomia de pensamento e ação em todas as instâncias da vida social. Esse homem resistiria ao processo de massificação e de adaptação cega à ordem estabelecida.

OLIVEIRA, Paulo César. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: Reflexões a partir da filosofia de Theodor Adorno. Disponível em: http://www.theoria.com.br/edicao0109/Educacao_e_Amancipacao.pdf Acesso em: 15 de nov. 2015

LIMA, Emerson Filipini de. Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília. Vol. 1, nº 1, 2008.  A CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO DE THEODOR W. ADORNO. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/Emerson%20Filipini%20-%209%20_77-84_.pdf  Acesso em: 15 de Nov. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com