TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contemporaneidade De Dom Bosco No Pensamento De Theodor Adorno

Por:   •  15/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  5.176 Palavras (21 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 21

A CONTEMPORANEIDADE DE DOM BOSCO NO PENSAMENTO DE THEODOR ADORNO - Leitura humanista necessária para as novas demandas da educação do século XXI[1]

Luciano Araujo da Costa[2]

Brasdorico Merqueades Dos Santos[3]

RESUMO

Este estudo objetiva analisar a contemporaneidade de Dom Bosco no pensamento de Theodor Adorno, Identificando os pontos de intersecção entre ambos. Para tanto, busca apresentar também análise contextuais dos séculos XXI e dos séculos XIX e XX. Utilizou-se como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica através de material acessado em portais de periódicos acadêmicos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância do método preventivo para os professores, não somente para os sacerdotes e clérigos. Ficou evidente também que os benefícios do mesmo se expandem para além das fronteiras da instituição escolar, ofertando ao aluno uma formação plena para o exercício da cidadania. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar que o pensamento de Dom Bosco se apresenta como alternativa para as atuais demandas do século XXI, uma vez que sua contemporaneidade ficou explícita através do pensamento de Adorno.

PALAVRAS-CHAVE: 1 Dom Bosco. 2 Adorno. 3 Sistema Preventivo. 4 Educação

_________________________

INTRODUÇÃO

O pensamento de Dom Bosco, em sua estrutura plural, tem a capacidade de se renovar de uma forma espontânea e quase que concomitante com a diversidade de demandas que permeiam a sociedade atual, ou seja, a sociedade do século XXI. Dom Bosco, teve sua origem em Castelnuovo, na Itália, no século XIX, em uma época de grandes transformações na Europa e que tiveram suas repercuções no restante do mundo.  

Da mesma forma que Dom Bosco deu seus primeiros passos como educador em um contexto de grandes transformações, que influenciaram profundamente o seu método preventivo e consequentemente a sua visão no lidar com o jovem, o presente trabalho traz, de uma forma comparativa, a visão de educação do filósofo Theodor W. Adorno oriundo do século XX. Época essa em que inúmeras mudanças causadas por duas grandes guerras, impunham ao mundo uma reconstrução de sua história no intuito de resgatar a sua imagem, como no caso da Alemanha, país do filósofo supracitado.  As mudanças ocorridas no século XX se enquadram como consequências dos acontecimentos oriundos do século XIX, que teve como epicentro a Revolução Industrial e uma perceptível desvalorização da questão humanista o que, por conseguinte irá contribuir para a construção de um período de grande frieza e negatividade no que tange as características da razão e suas potencialidades.

Diante das intempéries da sociedade atual e de suas nuances, faz-se necessário a construção de uma filosofia que caminhe na contramão dos atuais filósofos contemporâneos, que trilharam seus pensamentos e métodos na construção de um mundo permeado por um descrédito no ser humano. A alternativa a ser apresentada, se caracteriza por uma valorização de sentimentos que os aproxime de um bem comum, valorizando a diversidade, pluralidade de ideias, a igualdade e principalmente a equidade no lidar com as múltiplas necessidades impostas por um mecanismo político opressor que propaga e acentua cada vez mais a desigualdade em níveis sub-humanos. Para isso, escolheu-se como referencial teórico, Adorno, que irá fazer a construção de seu pensamento influenciado pelo contexto de sua época e que como ápice do que podemos entender como desumano, vai retratar o que realmente foi a barbárie do holocausto e a sua influência na construção de sua visão para a educação dos jovens.

O primeiro passo é de forma análoga, mostrar que apesar da distância entre os  dois pensadores, os mesmos possuem visões próximas no que tange à valorização do jovem. Como segundo passo, trilhar as intercessões entre os dois pensamentos, somados às suas complementações, confirmar como caminho para a mudança plena, a valorização do ser humano independente dos estereótipos impostos pela sociedade. Como última etapa, ilustrar que independente da época e das demandas emanadas pela sociedade, o pensamento de Dom Bosco se aplica de forma viva, ou seja, se adapta às demandas e proporciona ferramentas e soluções eficientes para sanar dificuldades.

Diante de uma educação que caminha a passos largos para uma educação de resultados, ou seja, sem se preocupar com exclusão, equidade e principalmente amor ao próximo, se faz necessário voltar às origens do processo educativo idealizado por Dom Bosco, a fim de suprimir através de seus princípios a formação completa do ser humano.

Para tanto, os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, não só precisam dominar o método preventivo, mas também quebrar qualquer tipo de preconceito que possa interpor-se entre os responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem e seus alunos.

Para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de material impresso, livros, bem como artigos científicos selecionados de meios eletrônicos. De posse do material, o caminho trilhado, passou pela leitura e interpretação de ambas as realidades e, por conseguinte, a aplicação desses conceitos na leitura do contexto atual , século XXI, uma vez que essa leitura nos apresenta demandas e dificuldades diferentes das épocas supracitadas.

Como podemos perceber, faz-se necessário a presente pesquisa a fim de, através de analogias entre os pensamentos de ambos, a busca pelos pontos de intercessão que mesmo estando em épocas diferentes, tornam-se extremamente ricas e relevantes.  

1 THEODOR ADORNO – EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

A obra supracitada traz em seu bojo a transcrição fidedigna de conferências confeccionadas por Theodor W. Adorno e conversas com Helmut Becker e Gerd Kadelback, material que foi produzido com a participação da Rádio Hessin, que iria compor o que ficaria conhecido por “Questões Educacionais da Atualidade”. Esse material tinha por objetivo apresentar uma visão crítica em relação ao “todo”, ao “Empreendimento” e, por conseguinte analisar e sugerir práticas que são inerentes ao binômio prático-teórico que ajudem na desconstrução do crítico no seu aspecto negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com