TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estudo Dirigido Fenomenologia do Ethos Ética e Moral

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como você definiria a MORAL? E a Ética, o que é?

Considerando o ser humano como um ser axiológico, ou seja, um ser que define valores para as coisas que tem contato e lida, a moral pode ser definida como um conjunto desses valores e princípios que regulam as relações entre as pessoas, definindo deveres e direitos a cada indivíduo de uma determinada sociedade e restringindo determinadas ações para equilibrar as diferenças e desigualdades existentes entre os humanos. Em todas coletividades existem tais conjuntos reguladores que definem como a sociedade deve se portar. Por outro lado, a ética é a reflexão que pode ser científica e/ou filosófica acerca do conjunto de valores que determina o que é certo e errado (a moral), analisando os comportamentos humanos de uma determinada comunidade, sociedade e/ou cultura.

2) O que determina, em sua opinião, a obediência aos valores, princípios, preceitos e normas morais? É a convicção ou a conveniência?

Acredito que a obediência dos valores, princípios, preceitos e normas morais é determinada por ambos, convicção e conveniência. Algumas culturas levam a sociedade a ter convicção sobre determinados aspectos, o que nos leva ao conceito da ética. Esses aspectos regulados por determinada sociedade levam os indivíduos a acreditarem neles, tendo convicção sobre a natureza de tais feitos, se são bons ou ruins. Por outro lado, aqueles indivíduos que discordam dos valores determinados por aquela sociedade podem optar por segui-los por conveniência, considerando que as demais pessoas poderiam julgá-lo, acusá-lo e, dependendo da situação, levá-lo perante à lei.

3) Para você, a moralidade tem caráter prescritivo ou é um ato da vontade livre e consciente dos agentes morais?

Acredito que a moralidade possui caráter prescritivo, de forma que cada cultura possui sua própria moralidade e ética, a qual é repassada e evoluída a cada geração. A moralidade é determinada através de um conjunto de normas do que se pode e o que não se pode fazer, o que é o certo e errado é definido pela sociedade em que se vive e, para garantir a execução disso, existem leis que tentam impedir indivíduos de quebrarem essas regras. Cada sociedade possui suas regras e essa determinação caracteriza as vontades dos agentes morais, mudando seus valores. Com a ausência de tal determinação prescritiva, a moralidade teria variações entre cada indivíduo (ainda mais do que possui).

4) Em sua opinião, que virtudes, valores, princípios, preceitos e normas são importantes como bússola que norteia as decisões, ações e interações entre os indivíduos sociais?

Acredito que preceitos básicos nas interações sociais norteiam as decisões, ações e interações entre os indivíduos, como a empatia, o respeito, a comunicação não-violenta entre os indivíduos. Além disso, alguns conceitos que determinam a base da sociedade atual, definindo o que é errado, como não matar, não roubar, não furtar, entre outros. Essas definições básicas do que se caracteriza como certo e errado em uma cultura tornam as interações sociais possíveis e buscam garantir a ordem e a moralidade nessa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com