TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Artigos Científicos: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LORENA MARIA SANTOS GOUVEIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR I

1º SEMESTRE – 2014.2

ITABUNA - BAHIA

2014

LORENA MARIA SANTOS GOUVEIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR I

1º SEMESTRE – 2014.2

Trabalho de Bacharelado de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Filosofia Plano de adaptação.

Orientadora: Lívia Couto Ferraz de Freitas

ITABUNA – BAHIA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................04

Teorias da Administração..........................................................................04

Elementos da Comunicação......................................................................08

Clássicos da Sociologia.............................................................................11

Limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público.......................................................................................................12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................14

1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual vamos explanar alguns aspectos da disciplina de Teoria da Administração i, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia descrevendo sua importância para a área administrativa e comentado as suas particularidades e peculiaridades.

Dentro da disciplina de Teorias da Administração vamos falar sobre a diferença entre as escolas da administração e suas abordagens: clássica, humanista e comportamental. Assim será possível compreender melhor como se comportam os modelos atuais de administração de empresas conhecendo as bases pelas quais eles foram inspirados.

Vamos destacar os elementos da comunicação e a importância da comunicação eficaz na Administração, abordaremos também o conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista para alguns sociólogos como Emile durkhiem, Max Weber e Karl Max. E por fim os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de política deve ser adotada para sua manutenção.

O tema proposto é de fundamental importância para que o gestor possa desempenhar com eficiência a sua função utilizando estes conhecimentos para o auxilio no processo de tomada de decisão desempenhado por ele diariamente.

2. DESENVOLVIMENTO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

As escolas da Administração são consolidadas em pensamentos e pesquisas que evoluíram através dos anos desde que foram desenvolvidas.

A Administração Científica e Clássica é a primeira escola da Administração, foi criada nos Estados Unidos, pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), com origem no chão de fábrica, foco nos operários e nas tarefas, adotando métodos racionais e padronizados além de um esquema de divisão de tarefas. Os pontos chave desta teoria são o enfoque mecanicista do ser humano, abordagem fechada, super especialização do operário e exploração dos empregados.

No mesmo período de tempo na França, inicia-se a Teoria Clássica criada pelo engenheiro, Henry Fayol (1841 – 1925) que tem origem na gerência administrativa, ênfase na estrutura formal das organizações, adoção de princípios administrativos pelos altos escalões. Seus pontos chave estão na obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado (igual a Científica, ou seja, não considera o ambiente externo) e a manipulação dos trabalhadores.

A Escola Humanista nasce a partir da experiência desenvolvida de 1927 a 1929, na fábrica da Western ElectricCompany (Hawthorne, Chicago) por Elton Mayo (1880 – 1949), baseados nos conceitos de comportamento de grupos sociais de Kurt Lewin (1890 – 1947), na sociedade e nas organizações. Os pontos chave desta Teoria são a negação do conflito entre empresa e trabalhadores, restrição de variáveis e da amostra, concepção utópica do trabalhador, ênfase excessiva nos grupos informais, espionagem disfarçada e ausência de novos critérios de gestão.

A Teoria comportamental, também conhecida como Behaviorista, com foco nas pessoas. “O movimento Behaviorista surgiu como evolução de uma dissidência da Escola de Relações Humanas, que recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho”. Os pontos chave desta Teoria são baseados na cooperação e valorização do trabalhador, onde os aspectos de processo decisório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com