TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre 2º Instrução de Companheiro Maçom

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

ARLS SENTINELA DO PIRATINI

Rito Brasileiro

Oriente de Dom Pedro de Alcântara - RS

Federada ao GOB

Jurisdicionada ao GOB - RS

Sessões Terça-Feira às 20:00 h

_______________________________________________

[pic 3]    [pic 4]   

A A[pic 5]R[pic 6]L[pic 7]S[pic 8] SENTINELA DO PIRATINI, Nº 4271

AO: V[pic 9]M[pic 10] IR[pic 11] RENATO DACOL

GOB – RS.

TRABALHO SOBRE 2º INSTRUÇÃO DE COMPANHEIRO MAÇOM

FERRAMENTAS E SÍMBOLOS DO GRAU

Continuando a aperfeiçoar as virtudes e subindo em busca da purificação, venho trabalhar a pedra descobrindo para a onde vamos.

Estudando as ferramentas e os símbolos do grau, fomos direcionados para ir da Col.´. do S.´. para a Col.´. do N.´. conduzindo a Régua nossa ferramenta mais usada e com a qual entramos no templo e faremos três de cinco viagens.

A Régua significa o emblema do Juíz reto, a correção moral e espiritual, o Aprendiz traz a Régua lisa no ombro esquerdo, mas tornando comp.´. a Régua Graduada se apoiara no ombro direito; O Maço ou Malhete representa a força para vencermos os obstáculos; O Cinzel significa o caminho do aprimoramento e segura-se com a mão esquerda; A Alavanca significa a vontade, o trabalho o poder multiplicador; O Esquadro significa o controle da ações a retidão a Sabedoria; O Compasso significa a Justiça e ele está no juramento do candidato sobre seu coração.

Foi aprendido a marcha do companheiro e sobre a Pedra Polida que é um trabalho de cinco anos sobre o cubo, um trabalho de devoção e sacrifício que representa a libertação dos vícios e nódulos do mundo profano.

Aprendemos sobre as seis faces da Pedra Polida que significam os seis planos de ascensão, o mineral, vegetal, animal, humano, psíquico e divino. Também nos apresentaram a Estrela Flamejante que é o símbolo da verdadeira Luz, com a letra G ao centro.

Ensinaram-nos que a escada em caracol tem quinze degraus dispostos em três blocos, a onde o primeiro bloco tem três degraus referente às três luzes móveis da loja, sendo o Prumo o Nível e o Esquadro. Já o segundo bloco é composto por cinco degraus que estão relacionados com os cinco sentidos do Homem, sendo eles, o Ouvir, o Ver, o Apalpar, o Cheirar, e o Provar. No terceiro bloco consta de sete degraus que simbolizam as sete ciências, as artes liberais do mundo Antigo, que são elas a Gramática, a Retórica, a Lógica, a Aritmética, a Geometria, a Música, e a Astronomia.

Conhecemos a letra G como inicial do nome do Supr.´. Arq.´. do Univ.´. como por exemplo Gad em siríaco, Got em alemão e God em inglês.

No rito Brasileiro exaltamos o trabalho lendo o Novo Testamento no Atos dos Apóstolos (20:34) porque qualquer trabalho sendo ele intelectual, manual ou técnico o companheiro produz abundância representada pela espiga de milho, transformando a Pedra Bruta em Cúbica durante seu aprimoramento subindo os degraus aprofundando nos mistérios da letra G e ascendendo à visão da Estrela Flamejante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (307.8 Kb)   docx (209.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com