TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Cultura Religiosa

Por:   •  30/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

Curso:

Trabalho de Cultura Religiosa

Prof. Fabiano Victor de Oliveira Campos

Aluno(a): Giovane Amorim, karine Kessen, Lorrainy Pâmela, Marcos Vinicius, Maria Heloisa, Pablo Henrique

Com base no texto O sagrado em novos itinerários, responda às seguintes questões:

  1. Qual é a relação que o autor aponta entre a crise de sentido (niilismo) do mundo contemporâneo e a religião?
  2. Explique o paradoxo que Teixeira identifica nas sociedades modernas.
  3. Com base no paradoxo da modernidade,
  1. É correto falar de um retorno ou renascimento da religião? Explique.
  2. Como deve ser entendido o fenômeno da secularização?
  1. Arrole, de modo sintético, os traços que, segundo o autor, caracterizam o cenário religioso contemporâneo em sua extrema complexidade.
  2. Qual é a relação que Teixeira estabelece entre o processo de crise das instituições religiosas e o advento e recrudescimento do chamado “pluralismo religioso”?
  3. Explique em que medida a hodierna crise de transmissão das identidades religiosas às futuras gerações apresenta-se como um diferencial em relação ao modo como a religião era vivida outrora.

           A crise na transmissão das identidades religiosas para as futuras gerações reflete as profundas transformações na sociedade contemporânea. Antigamente a religião era transmitida de forma direta e profundamente enraizada na cultura. Gerações passadas compartilhavam suas crenças religiosas com as gerações futuras como parte integrante da identidade cultural e social. No entanto, hoje a religião frequentemente se tornou uma questão altamente individualizada, na qual as pessoas desfrutam da liberdade de escolher suas próprias crenças e práticas religiosas. Isso é amplamente facilitado pelo acesso fácil e imediato à informação, graças à internet e aos meios de comunicação. As gerações mais jovens têm à disposição uma riqueza de informações e podem explorar uma variedade de tradições religiosas, o que pode levar a uma abordagem mais seletiva e inclusiva em relação à religião.

          A crescente diversidade religiosa em muitas sociedades contemporâneas também desempenha um papel importante nessa crise. A multiplicidade de crenças e práticas espirituais torna a transmissão de uma única identidade religiosa mais complexa, pois as gerações futuras podem ser expostas a diversas tradições religiosas e filosofias de vida. Além disso, em algumas regiões, observa-se um declínio na prática religiosa formal, o que resulta em uma transmissão mais fraca das identidades religiosas. As gerações futuras podem não ter a mesma exposição a rituais religiosos ou comunidades de fé, o que afeta sua identificação religiosa.

      Essas mudanças contribuem para uma experiência religiosa mais flexível e adaptável em comparação com o modo como a religião era vivida no passado. A liberdade de escolha, o acesso à informação e a diversidade religiosa moldam uma nova dinâmica na transmissão das identidades religiosas às gerações futuras.

  1. Caracterize e contraponha as duas figuras que Teixeira, ancorando-se nas reflexões da socióloga francesa Danièle Hervieu-Lèger, identifica como protagonistas do novo cenário religioso.

O Peregrino e o Convertido representam duas abordagens distintas em relação à espiritualidade no mundo contemporâneo.

O Peregrino é caracterizado por sua busca espiritual em constante movimento. Sua espiritualidade é flexível e adaptável, não se prendendo rigidamente a uma tradição religiosa específica. Em vez disso, ele incorpora elementos de várias tradições em sua jornada espiritual. Para o Peregrino, a busca espiritual é uma exploração pessoal em busca de significado, valorizando a liberdade de escolher entre várias práticas espirituais. Ele tende a se envolver em comunidades espirituais temporárias, informais e baseadas na afinidade espiritual. Sua espiritualidade é marcada pela flexibilidade e abertura à experimentação, abraçando práticas diversas, como meditação, ioga e espiritualidade da natureza.

Por outro lado, o Convertido passa por uma transformação espiritual profunda e adere a uma identidade religiosa mais forte e definida. Sua conversão implica um compromisso profundo com uma tradição religiosa específica. O Convertido experimenta uma mudança radical em sua visão de mundo e abraça a tradição religiosa escolhida como parte fundamental de sua identidade e crenças. Ele se integra nas comunidades religiosas estabelecidas, seguindo estritamente suas doutrinas e rituais. Sua espiritualidade é marcada pelo compromisso com uma única tradição religiosa, aderindo aos ensinamentos e preceitos dessa tradição.

Essas duas figuras representam abordagens opostas em relação à espiritualidade. O Peregrino busca uma espiritualidade individualizada, flexível e adaptável, valorizando a liberdade de escolha e a exploração espiritual. Em contrapartida, o Convertido encontra significado e identidade profundamente enraizados em uma tradição religiosa específica, seguindo suas práticas e crenças de forma mais estrita e integrando-se em comunidades religiosas estabelecidas. Ambas as abordagens refletem as diferentes maneiras pelas quais as pessoas enfrentam a pluralidade religiosa e as transformações na religião contemporânea.

  1. Explique em que sentido o autor afirma que a experiência religiosa contemporânea subjaz sob o signo do efêmero e do provisório. Exemplifique esse tipo de atitude religiosa contemporânea.

O autor afirma que a experiência religiosa contemporânea é marcada pelo efêmero e pelo provisório no sentido de que as crenças e práticas religiosas são mais fluidas e flexíveis. Isso significa que as pessoas estão mais propensas a experimentar e explorar diferentes aspectos da espiritualidade, sem necessariamente aderir de forma rígida a uma única tradição ou doutrina religiosa.

Exemplificando essa atitude religiosa contemporânea, podemos observar o fenômeno da Nova Era. A Nova Era é um movimento espiritual que se caracteriza pela combinação e reinterpretação de elementos de diferentes tradições religiosas, filosofias e práticas espirituais. Ela promove a ideia de que a busca espiritual é uma jornada pessoal e que cada indivíduo pode criar sua própria abordagem para encontrar o sentido da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com