TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Resumo Origens e Possibilidades do Conhecimento

Por:   •  21/2/2019  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário Teológico Batista Gonçalense

Metodologia da Pesquisa Científica I

Professor: Eduardo Gomes

Aluno Marcos Ribeiro

Trabalho de Resumo Origens e Possibilidades do Conhecimento.

O racionalismo é uma corrente filosófica que atribui á razão a fonte de suprema de verdade e compreende o mundo exclusivamente a partir dela razão. Acredita que somente através da razão que se obtém o conhecimento. Os primeiros pensadores do racionalismo foram Sócrates seguido por Platão, cuja corrente de pensamento, supunha que o conhecimento é inato, se manifestando de dentro de fora do homem, suposição que mais a tarde seria reforçada, por René Descartes (1596-1650) filósofo e matemático francês. criador do pensamento cartesiano.

Empirismo é uma corrente de pensamento que se opõe ao racionalismo e supõe estar na experiência e na observação a fonte de todo o conhecimento. Segundo essa corrente de pensamento filosófico o conhecimento é sempre resultado de uma experiência prática, essas ideias difundidas por Aristóteles teriam causado uma certa cisão entre ele seu discípulo Platão que era racionalista. Além de Aristóteles outros pensadores seguiram tal linha filosófica, dentre eles; John Locke, Francis Bacon, George Berkeley e David Hume, os mais conhecidos.

Baseado em verdades consideradas como certas e inquestionáveis o dogmatismo, sugere que o conhecimento existe e possui respostas para tudo desde que se tenha fé. Na filosofia defendem a ideia de que é possível conhecer a verdade, na ciência, embora raros, aparecem sob a forma de axiomas nas ciências lógicas e formais.

O ceticismo questiona tudo, duvida de tudo e de certa forma pode ser descrito como a impossibilidade de obter conhecimento, pois na sua forma mais rigorosa supõe a impossibilidade de se atingir a verdade.

O relativismo é o pensamento filosófico em não há verdades absolutas universais, tudo depende do tempo, da cultura e do local.

O subjetivismo é uma corrente filosófica que defende a ideia da não existência de verdades absolutas universais, pois a verdade depende do indivíduo sendo assim cada um teria a sua verdade.

Baseado no pensamento de Augusto Comte, o positivismo afirma que o conhecimento passa por três estágios; o estágio teológico; o estágio metafísico e o estágio  positivo, que seria a o método científico para a explicação de todas as coisas.

O criticismo, base da pesquisa filosófica, consiste na busca da origem e da razão de todas as coisas, baseado no pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant que elaborou a tese de que a verdade pode, em parte, ser conhecida por meio da síntese, a ideia inicial a cerca de um assunto seria a tese, uma argumentação contrária à ideia inicial, seria a antítese e o resultado posterior, combinando a síntese e antítese, seria a síntese ou o conhecimento, que para Kant seria o resultado entre a experiência e os conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com