TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Gestão do Conhecimento

Seminário: Trabalho sobre Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 19

Trabalho sobre Gestão do Conhecimento

Etapa I – Passo 3

Este relatório trata da Gestão do Conhecimento como ferramentae importante estratégia organizacional, por meio de um processo pelo qual a organização cria riqueza a partir do seu conhecimento explícito ou tácito, que norteia o seu capital intelectual.

Neste relatório serão abordados diversas definições e conceitos básicos da Gestão do Conhecimento:

Definição Gestão do Conhecimento 1 – É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

Definição Gestão do Conhecimento 2- É o processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informaçãodisponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

Definição Gestão do Conhecimento 3 – A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.

Definição Gestão do Conhecimento 4 – A Gestão do Conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.

Definição Gestão do Conhecimento 5 – A criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informação de empregados em torno do trabalho. Através de compartilhar e colaborar, aumentar-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização. Respaldado por ferramentas e métodos de Tecnologia da informação avançados.

Definição Gestão do Conhecimento 6 – O sistema de Gestão do Conhecimento se define como um a infra-estrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competividade de suas empresas clientes.

Definição Gestão do Conhecimento 7 – É organizar recursos intangíveis e capacidades organizativas para obter objetivos empresariais. A Gestão do Conhecimento se baseia fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento.

Definição Gestão do Conhecimento 8 – É uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, utilizar o conhecimento tático e explícito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento. Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo.

E o que é cultivar relações, harmonizar e interagir, compartilhar e ousar de maneira a inovar, se deixar conhecer e buscar o aperfeiçoamento através do conhecimento, senão a mais autêntica expressão e prática da gestão do conhecimento, conforme descrito por Ikujiro Nonakae Hirotaka Takeushi em sua obra pioneira Criação do Conhecimento na Empresa (1997).

Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio. Esses conceitos estão caminhando rapidamente para ser prioridade nas organizações para o desenvolvimento de inovação e manutenção da competitividade. No entanto, gerenciar o conhecimento vai além de investimentos em tecnologia de informação. Fundamenta-se em uma cultura de criação e compartilhamento do conhecimento, baseada na aprendizagem organizacional.

Como exemplo de sucesso de Gestão de Conhecimento, a Natura, empresa brasileira do setor de cosméticos, que iniciou suas atividades em 1969 com uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza, com sete funcionários. Em 1980 já eram 200 funcionários e uma rede de mil consultorias, espalhadas pelo país, prestando serviço personalizado de consultoria de beleza e revendendo seus produtos. Foi um longo processo de muito sucesso, chegando em 2000, em segundo posição da pesquisa “Empresa Mais Admiradasdo Brasil”, realizada pela revista Carta Capital e pelo Instituto Interscience, atrás somente da Microsoft.

Esse crescimento, rápido e significativo, com resultados bastante arrojados, reflete o desempenho geral do negócio e uma cultura e conjunto decrenças e valores focado no ser humano e sua relação consigo e com o mundo.

Ao longo dos seus 34 anos de existência a Natura tem sido reconhecida pelo alto grau de inovação de seus produtos e pelo pioneirismo em iniciativas e conquistas que valorizam a prática de relacionamentos. São iniciativas que vão desde o aprimoramento e valorização de vendas por relacionamentos que , ao contrário do até então conhecido sistema de venda direta, que se limitava entre o revendedor e os clientes, até o compromisso com um modelo de negócio que promova o desenvolvimento sustentável, através da relação do homem com a natureza, muito antes de qualquer outra empresa do país.

O foco de atuação é a pesquisa e prospecção de informações e do desenvolvimento e manutenção de bases de dados de informações e de conhecimento, a área de informações da Natura possui um acervo, único que se tem notícia no mundo, com cerva de dez mil produtos cosméticos de abrangência mundial, devidamente registrados e descritos em base de dados.

Cada vez menos vista como um modismo, a Gestão do Conhecimento nas organizações tem demonstrado suas vantagens. A gestão do Conhecimento nas organizações não pode estar circunscrita a uma visão estreita e facilmente solucionável com a adoção de tecnologias de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com