TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trilhos Esteticos Filosóficos

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

TATUÍ SOB OS TRILHOS ESTÉTICOS – FILOSÓFICOS

                                                                                          Gabriella Mota Claro de Matos

Claíse Mirane de Souza Albuquerque

RESUMO

Faz parte de o nosso cotidiano julgarmos, por assim dizer que algo não foi bom, ou que a atitude de alguém não foi boa, ou até mesmo que aquela música é bonita, e como o dia está lindo hoje. Tais pensamentos têm seus fundamentos filosóficos se pararmos para pensar e questionar a razão dessas afirmações.

Palavras-Chave:

INTRODUÇÃO

Para apresentarmos as belezas de um determinado lugar é preciso que seja do nosso entendimento certas questões, dentre elas, o que vem a ser belo? O que vem a ser bom? Existe uma linha tênue entre ambos? Na luz da filosofia clássica temos muitos diálogos dos três grandes filósofos sobre a beleza. E também na contemporaneidade podemos citar Immanuel Kant com seu novo conceito de Estética que reconstrói totalmente o que entendemos sobre a estética.

Platão -

Segundo Platão, o belo é o bem, a verdade, a perfeição; existe em si mesma, apartada do mundo sensível, residindo, portanto, no mundo das idéias. A idéia suprema da beleza pode determinar o que seja mais ou menos belo.

Em O banquete, Platão define o amor como a junção de duas partes que se completam, constituindo um ser andrógino que, em seu caminhar giratório, perpetua a existência humana. Esse ser, que só existe no mundo das idéias platônico, confere à sua natureza e forma uma espécie peculiar de beleza: a beleza da completude, do todo indissociável, e não uma beleza que simplesmente imita a natureza.

Assim, temos em Platão, uma concepção de belo que se afasta da interferência e da participação do juízo humano, ou seja, o homem tem uma atuação passiva no que concerne ao conceito de belo: não está sob sua responsabilidade o julgamento do que é ou não é belo (DO VALE, 2005).

Sócrates - A beleza ideal é a beleza real. 

Para que um conjunto seja agradável aos nossos olhos e aos nossos sentidos, é necessário que que três elementos estejam presentes nessa composição, e são eles: proporção – harmonia e ordem. 

A beleza está nos olhos de quem vê. 

Seu conceito estava totalmente relacionado à estética funcional, ou seja a beleza tinha que ser útil e não apenas contemplada pelo observador. 

Aristóteles -  Faculdade de sentir. 

A estética está totalmente relacionado ao estado de espírito do observador. Já que na retórica aristotélica, podemos encontrar o saber como teoria, o saber como arte, o saber como ciência, o saber técnico, o saber artístico e o saber científico. Não há nada de divino, nem restrito apenas ao sábios e sim ao estado de harmonia que o contemplador se encontra naquele momento.

Immanuel Kant – A Beleza está no conteúdo e não na forma.

Kant trouxe um nova maneira de compreender a beleza do mundo e das coisas. Sua teoria rompeu com os conceitos dos antigos filósofos. Já que na sua concepção a beleza não teria um conceito.

“A beleza é aquilo que agrada universalmente sem conceito”. Assim afirmava.

A Ferroviária de Tatuí.

[pic 1]

Em meados do ano de 2000 foi que, por intermédio da política local foi que se excluiu definitivamente o trajeto de pessoas para as cidades seguintes, Iperó, Boituva, Sorocaba e São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (333 Kb)   docx (387.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com