TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tráfico Humano

Artigo: Tráfico Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

As Testemunhas de Jeová são reconhecidas pelos seus “esforços de evangelização”. Provavelmente não há outro grupo religioso que seja mais fiel que as Testemunhas de Jeová em propagar a sua mensagem.

Os seguidores dos Testemunhos de Jeová se recusam a fazer somente tratamentos médicos nos quais incluem transfusões de sangue. Essa livre linha de pensamento se contradiz em alguns aspectos com a CEM (Código de Ética de Medicina), pois os médicos estão condicionados a enxergar a manutenção da vida biológica como o bem supremo. É tanto que ao termino de sua graduação fazem um juramento. (É um juramento solene efetuado pelos médicos e por outros profissionais de saúde, no qual juram praticar a medicina honestamente acima de tudo).

“Os efeitos adversos das transfusões podem ser classificados em duas categorias. Primeiro, as doenças infecciosas transmitidas pelo sangue ou hemoderivados; segundo, as chamadas reações transfusionais, que podem ser de natureza imunológica, imediata ou tardia e não imunológicas como reações febris ou reações hemolíticas.”

Assim, por exemplo, se uma pessoa que foi infectada pelo vírus HIV (AIDS) doar sangue até 11 dias após a infecção, os exames feitos nesse sangue não detectarão o vírus, ou seja, obter-se-á um falso resultado negativo.

Eles aceitam medidas alternativas médicas para transfusões sanguíneas:

a. Dispositivos cirúrgicos para minimizar a perda sanguínea: eletrocautério/eletrocirurgia; cirurgia a laser; coagulador com raio de argônio.

b. Dispositivos e técnicas que limitam a perda sanguínea iatrogênica: oxímetro transcutâneo; uso de equipamento de microcoletagem.

Com o uso de alternativas médicas já foram feitas, sem sangue: cirurgias de coração aberto; cirurgias ortopédicas e oncológicas; transplantes de fígado, rim, coração e pulmão; transplantes de células-tronco periféricas.

No entanto, é bom lembrarmos, que quando o paciente perde de 25% a 30% do volume sanguíneo, está em iminente risco de vida face ao risco de choque hipovolêmico. Assim, a transfusão de sangue seria a única opção para restabelecer o volume intravascular e restaurar a capacidade de transporte de oxigênio, não podendo, atualmente, ser suprida por alternativa médica.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem, no inciso XVII, proclama: "Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com