TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três Aspectos da Diversidade da Cultura Brasileira

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Brasileira

A miscigenação da cultura brasileira pode ser vista em vários aspectos,como nas caracteríscas físicas , nas práticas culinárias ,na arte , música , literatura e até mesmo no vocabulário e religião , entre outras . Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea , e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas a cultura do Brasil.

Falarei sobre três elementos da cultura brasileira , a religião , a culinária e a música . A religião predominante no Brasil é a cristã ,  cerca de 89% . Herança da colonização brasileira , que vem desde o século XV pregando o cristianismo no Brasil.

As práticas religiosas afro-descendentes chegaram no Brasil junto com os escravos que era trazidos da África pelos colonizadores.

O espiritismo começou a ser divulgado no Brasil pela segunda metade do século XIX e desde então vem crescendo o números de seguidores, o que fez com que o Brasil se tornasse um dos países com maior número de seguidores da religião.

Entre essas três religiôes apresentadas existem várias outras práticadas no Brasil como o Budismo , o Islamismo , o Judaismo , Hinduismo , Neopaganismo.

Ao longo de mais 500 anos de história ,a culinária brasileira atul é resultante de uma mistura de tradições , ingredientes e alimentos que são de origem indiana , européia e africana.

A culinária brasileira é muito diversificada , cada região tem seus costumes culinários,por exemplo na região nordeste é predominante o sabor pimentado nas comidas, no sudeste ,mais especificamente na região de Minas Gerais  seria o feijão tropeiro enquanto que em Sao Paulo os moradores prefrerem uma pizza,são gostos diversificados na mesma região e o churrasco na região Sul do país.No norte predomina o consumo de peixe, mandioca carne de caça, ou seja, muita influência da cultura indígena. E a região do Centro-Oeste é bem parecida com a nortista, peixes, raízes, a mesma influência indígena.

A música é uma das expressões mais imprtantes da cultura brasileira. É dividido em vários ritmos como o samba, pagode, forró, sertanejo, MPB, funk, bossa nova entre outros.

A sua maior influência é de origem africana,porém temos influência dos europeus também. A  música brasileira começou a dar sinais sonoros característicos do Brasil em meados do século XVIII.

A produção de Villa Lobos, que é um marco musical erudito brasileiro. Após isso outros compositores ganharam espaço nas produções musicais e a partir dai começa a ser lançadas as músicas gos genêros acima citados e também as músicas folclóricas ganhamforça e são ouvidos em todo o Brasil.

Em cada região do Brasil,assim como a culinária, se predomina alguns ritmos, como por exemplo na regiã de Goiás, predomina o sertanejo , em São Paulo e Rio de Janeiro o funk, na Bahia o axé, o que reforça mais ainda a diversidade.

A cultura brasileira é muito diversificada , cada região tem seus fundamentos e costumes. Por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural.A contribuição dos africanos na construção da cultura brasileira é bem marcante,em quase todos os aspectos,desde religiosidade até musicalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com