TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA VISÃO DA LIBERDADE RELIGIOSA NO BRASIL IMPÉRIO E NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E PONTOS EM RELAÇÃO A PORTUGAL

Por:   •  6/4/2017  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

 UMA VISÃO DA LIBERDADE RELIGIOSA NO BRASIL IMPÉRIO E NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E PONTOS EM RELAÇÃO A PORTUGAL

Zamith França Neto[1]

Resumo:

Palavras-chave:

Introdução

Em sua obra intitulada Apologia (197 D.C), Tertuliano, um advogado romano convertido ao cristianismo, utilizou pela primeira vez a expressão “liberdade religiosa”, com o propósito de defender os cristãos que eram perseguidos pelo Império Romano. Seu objetivo com sua obra era de alguma forma sensibilizar aos governantes acerca das injustiças e violências praticadas contra os cristãos.

Dizia em sua obra que “É um direito humano fundamental, um privilégio natural, que todo homem adore segundo as suas próprias convicções”. Hoje estas palavras servem de base para muitos que lutam pelo ideal de Tertuliano.

O objetivo do presente estudo é traçar as marcas importantes da liberdade religiosa no Brasil Império, bem como a importância de sua evolução a partir das ideias de liberdade, até a atual implantação de um sistema de pluralismo religioso, tal como se observa no contexto constitucional brasileiro dos dias atuais. Será realizado um comparativo com o que também aconteceu em Portugal.

A ideia de liberdade foi-se desenvolvendo com o passar dos tempos, sendo objeto de pensamentos e documentos escritos por importantes filósofos e juristas. No Brasil tal ideia também se desenvolve. Dentro do aspecto geral de liberdade surge a liberdade religiosa, vertente de grande importância e com reflexos próprios. Este artigo trata da evolução do conceito de liberdade durante o século XIX, com especial enfoque na liberdade religiosa manifestada no Brasil, desde o Império até a contemporaneidade.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com